Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campus comemora seu quinto aniversário

A data de 27 de agosto de 2015 é muito especial. Isto porque o Campus Canoas está comemorando seu quinto aniversário. Durante esse curto período de existência, importantes conquistas foram alcançadas. Podemos citar o quantitativo de cursos oferecidos como sendo um bom referencial para se avaliar o quanto a instituição evoluiu em sua breve história. Na inauguração, em 2010, a instituição contava com três cursos: Subsequente em Eletrônica, Subsequente em Informática e Manutenção e Suporte em Computadores - modalidade Proeja. Em 2015, a estatística mais que dobrou: agora são oito cursos, divididos entre superiores de tecnologia e técnicos integrados, a saber: Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Administração, Informática, Eletrônica e Manutenção e Suporte em Informática - modalidade Proeja e Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Logística e Licenciatura em Matemática. É interessante observar que todos os cursos oferecidos pelo campus tem consonância com os arranjos produtivos locais e foram escolhidos por meio de audiências públicas, nas quais setores das esferas pública e privada opininaram, com a intenção de atender às demandas de profissionais para a a região em que a unidade se localiza. Temos muito a festejar, tanto no que se refere aos cursos de nível médio quanto aos superiores.

NÍVEL MÉDIO

Os estudantes do médio marcaram presença em vários eventos nos âmbitos nacional e internacional ao longo desses cinco anos, Como exemplo pode-se citar a participação dos discentes nas seguintes competições: Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras; Olimpíada de Língua Portuguesa; Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA); Jornada de Foguetes; Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada de Informática (OBI), Olimpíada de Filosofia. Além disso, há a participação nos Jogos do IFRS e nos Seminários de Iniciação Científica, de Extensão e de Ensino (Sict, Semex e Semept). E essas são apenas algumas situações que evidenciam o comprometimento dos estudantes com as atividades propostas, o que contribui para a qualificação do ensino em uma esfera mais ampla, extrapolando as paredes da sala de aula e ganhando o mundo.

Durante esses cinco anos, o Campus Canoas vem se consolidando, também, como um local de excelência em ensino, pesquisa e extensão. As notas alcançadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), corroboram com essa tese: em 2013, o campus figurou em 10º lugar entre as instituições públicas do Rio Grande do Sul e em 1ª no IFRS. No ano seguinte, apareceu em primeiro lugar no município de Canoas entre as escolas públicas. Essas e outras conquistas são mérito de todos os membros da comunidade acadêmica. O campus também destaca-se por ter aumentando seus investimentos em ensino, pesquisa e extensão, passando de 1,5% para 1,8% o valor a ser repassado para essas três áreas. Esta atitude evidencia o quão vital é para a unidade a valorização das esferas técnica e tecnológica, alicerces primeiros dos Institutos Federais.

NÍVEL SUPERIOR

Diferente dos cursos de nível médio, os superiores precisam passar pela avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o intuito de alcançar o seu reconhecimento. Três cursos já passaram por esta fase, atingindo notas animadoras: Análise e Desenvolvimento dos Sistemas e Logística conseguiram nota 4,0 e Automação Industrial obteve nota 3,0 (a nota máxima é 5,0). Estes resultados apenas puderam ser obtidos pela qualificação do corpo de servidores aliado ao empenho dos estudantes. A Licenciatura em Matemática terá sua avaliação realizada em 2016.

E O FUTURO...

Dentro desse panorama, as perspectivas para o futuro do nosso campus são promissoras e incluem implantar e acompanhar o Planejamento Estratégico das ações administrativas, assim como acompanhar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e se focar na execução dos planos e metas institucionais.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200