Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Encerrada a II Semana Acadêmica da Matemática do Campus Canoas

Semana da Matemática - Palestras e oficinas

O terceiro e último dia de atividades da Semana da Matemática iniciou com palestra que versou sobre formas mais dinâmicas de trabalhar os diversos tipos de geometria. O palestrante foi o professor do Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Diego Lieban. Ele fez uso de um aplicativo matemático que mescla conceitos de geometria e de álgebra, denominado Geogebra. Através desse software de distribuição livre, o público pode resolver algumas questões matematícas, além de aprender diversas formas de manipulá-lo.

Na hora do intervalo, as opções foram bem diversificadas: havia a possibilidade de interagir com os jogos expostos no saguão e com os objetos feitos na oficina de origami; havia a possibilidade de prestigiar a apresentação de duas esquetes e, ainda, como não podia faltar, houve a oportunidade da confraternização proporcionada pelo coffee break.

No retorno do intervalo, o professor Daner Martins, do IFRS - Campus Rio Grande, proferiu palestra que estimulou o debate acerca dos desafios enfrentados pelo docente de matemática frente à inclusão. Daner apresentou dados relativos à educação de caráter inclusivo, fazendo uma breve contextualização histórica do tema. Segundo dados exibidos, a situação atual é alarmante: 140 mil estudantes com algum tipo de deficiência estão afastados dos bancos escolares e o quantitativo de docentes capacitados para trabalhar com esse público específico alcança míseros 6%. O professor falou, ainda, a respeito de sua trajetória na inclusão e frisou que todo o seu aprendizado sobre o assunto apenas foi possível porque teve que se deparar com a realidade de ter alunos com deficiência em sala de aula.

_ O professor se capacitará de verdade quando tiver que tratar diretamente com um estudante com deficiência e for obrigado a trabalhar com ele e suas particularidades _ apontou Daner.

Segundo ele, o professor é o maior responsável pela inclusão. Ele deve estimular, investigar, permitir que o processo inclusivo adentre a sala de aula:

_ A inclusão deve ser para todos os indivíduos e não apenas para os estudantes com deficiência.

 

A semana teve atividades multidisciplinares e de caráter extracurricular que possibilitaram a ampliação dos espaços de discussão acerca da Matemática, do ensino de Matemática e da educação para além da sala de aula e da própria instituição por meio da interação de licenciandos e professores desta e de outras instituições de ensino.

_ Tivemos a oportunidade de compartilhar conhecimentos, metodologias, vivências de ensino, pesquisa ou extensão como licenciando ou professor, através de palestras, apresentação de pôsteres, oficinas e relatos de experiências, proporcionando a aproximação dos estudantes de licenciatura com sua futura práxis profissional a partir da articulação dos seus conhecimentos teórico-práticos e da reflexão sobre suas vivências no contexto escolar _ explicou a professora Núbia Gumarães.

A Comissão Organizadora fez questão de agradecer aos nossos palestrantes que informaram e motivaram os presentes com os seus trabalhos.

 

 

 

 

________________________________________________________________________

MATÉRIAS RELACIONADAS:

 

28 de outubro de 2015

 

Segundo dia de Semana Acadêmica de Matemática tem várias atividades

 

Oficinas de álgebra linear, geometria analítica e de origami, apresentação musical, e relatos de experiências marcam segundo dia da II Semana Acadêmica de Matemática do Campus Canoas do IFRS. Na manhã desta quarta-feira, dia 28, as oficinas específicas ocorreram no Laboratório 9 e a temática, de origami, no saguão principal. No meio da manhã, o estudante do 4º ano do curso de Administração Integrado ao Ensino Médio, João Pedro Valença Dezordi, 18 anos, fez uma apresentação musical.

A manhã se encerrou com a apresentação dos alunos do Campus Sapucaia do Sul, do IF Farroupilha, Felipe Eduardo Dragon Cassel, Luana da Rocha e Lisandra Steffen da Silva. Eles particoparam com o relato de experiência intitulado "Inglês em São Leopoldo: Representações coletivas apresentadas por jovens.

A II Semana Acadêmica da Matemática do Campus Canoas segue nesta quinta-feira, amanhã, com palestras, e oficinas. A programação completa está em http://matematica.canoas.ifrs.edu.br/

 

 

27 de outubro de 2015

 

Aberta a II Semana da Matemática do Câmpus Canoas

 

A Semana Acadêmica da Matemática do ano de 2015 teve seu início na manhã de 27 de outubro e apresentou ao público três opções de palestras sobre temas distintos e instigantes. O professor Fábio Azevedo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), falou a respeito do funcionamento da wikipedia, tendo com temática central a pergunta: Será que a Wikipedia é confiável? Para responder a esse questionamento, elencaram-se os cinco pilares que norteiam essa iniciativa pioneira, que são: 1. como trata-se de uma enciclopedia, todas as informações precisam ter referências; 2. sempre que possível deve-se primar pela imparcialidade; 3. os direitos autorais são respeitados e é permitido criar, copiar, modificar e distribuir, pelo princípio da licença livre; 4. precisa existir respeito entre os participantes, pois caracteriza-se como um ambiente de convivência comunitária; 5. preza-se pela liberalidade nas regras, incentivando-se o editor a ser audaz.

Frente a esses preceitos, pode-se constatar que a Wikipedia, assim como todas as demais fontes de informações disponíveis no mundo, é suscetível a falhas e deve ser vista com espírito crítico, visto que ela serve como estímulo para se buscar o uso racional da informação e ser o ponto de partida motivacional para que as pessoas possam buscar outras fontes.

Vocês confia na sua calculadora? Este foi o assunto debatido na segunda palestra, proferida pelo professor Pedro Konzen, da UFRGS. Foi demonstrado, através do uso de diversos tipos de calculadora, que os cálculos com números fracionários que exigem arredondamento podem apresentar resultados muito diferentes de um aparelho para outro. A explicação é que dados como fabricante, modelo, quantidade de dígitos exibidos na tela são determinantes na hora de efetuar qualquer tipo de cálculo, podendo produzir números finais completamente diferentes. "As calculadoras e os computadores têm capacidade de representar apenas uma quantidade finita de números e isto leva a erros de arredondamento", explicou o palestrante.

O último assunto a ser abordado fez uma relação entre elementos matemáticos e a música. Os professores Esequia Sauter e Fábio Azevedo, ambos da UFRGS, começaram a palestra fazendo uma comparação entre música e o ato de cozinhar, traçando similaridades entre os dois processos. Nota, frequência, timbre, tonalidade - palavras relacionadas ao universo da musicalidade, foram confrontados com assuntos voltados ao mundo dos números, como a trigonometria. A relação existente entre os sons produzidos pelos mais variados tipos de instrumentos e sua aproximação com a matemática foi explorada de uma forma bastante lúdica, envolvendo os palestrantes e a plateia.

Galeria

Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana da Matemática - Palestras e oficinas Semana Acadêmica de Matemática - Apresentação João Pedro Valença Dezordi Semana Acadêmica de Matemática - Apresentação João Pedro Valença Dezordi Semana Acadêmica de Matemática - Oficina 28 de outubro Semana Acadêmica de Matemática - Oficina 28 de outubro Semana Acadêmica de Matemática - Oficina 28 de outubro Semana Acadêmica de Matemática - Oficina de Origami emana Acadêmica de Matemática - Relato de experiências 28 de outubro emana Acadêmica de Matemática - Relato de experiências 28 de outubro emana Acadêmica de Matemática - Relato de experiências 28 de outubro Semana Acadêmica de Matemática - 29 de outubro Semana Acadêmica de Matemática - 29 de outubro Semana Acadêmica de Matemática - 29 de outubro Semana Acadêmica de Matemática - 29 de outubro Semana Acadêmica de Matemática - 29 de outubro Semana Acadêmica de Matemática - 29 de outubro Semana Acadêmica de Matemática - 29 de outubro Semana Acadêmica de Matemática - 29 de outubro Semana Acadêmica de Matemática - 29 de outubro Semana Acadêmica de Matemática - 29 de outubro Semana Acadêmica de Matemática - 29 de outubro Semana Acadêmica de Matemática - 29 de outubro Semana Acadêmica de Matemática - 29 de outubro Semana Acadêmica de Matemática - 29 de outubro Semana Acadêmica de Matemática - 29 de outubro Semana Acadêmica de Matemática - 29 de outubro

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200