Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Estudantes do Campus Canoas recebem premiação máxima em Olimpíada Internacional de Matemática

Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015

Na tarde deste dia 27 de outubro, durante as atividades da II Semana Acadêmica da Matemática, 14 estudantes do Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) receberam as medalhas de ouro na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras. O evento ocorreu em 10 de abril e a premiação foi divulgada em 9 de junho (leia abaixo as matérias relacionadas). Participaram estudantes convidados dos quartos anos dos cursos Técnico em Administração e Técnico em Informática, ambos integrados ao Ensino Médio.

 

OS PREMIADOS

  • Andrés Vidal Berriel
  • Calvin Chaves Zaccani
  • Gabriel Fernandes Leal
  • Gabriel Ramos dos Santos
  • Greice Louize Schaefer da Silva
  • Guilherme de Lima Dorneles
  • João Pedro Medeiros Vasconcelos de Souza
  • Karel Model de Miranda
  • Luís Felipe Oliveira de Castro
  • Luiz Antônio Teixeira Júnior
  • Marcos Vinícius Ludwig Pivetta
  • Matheus Menezes Schwartz
  • Matheus Santerem Domingues
  • Samuel Neves Fauth

 

__________________________________________________________________

 

MATÉRIAS RELACIONADAS:

 

9 de junho de 2015

 

Estudantes do Câmpus Canoas recebem medalha de ouro em Olimpíada Internacional de Matemática

 

Estudantes do Câmpus Canoas participam de Olimpíada Internacional de Matemática

Uma equipe de estudantes do Câmpus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), recebeu medalha de ouro na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras. O resultado foi divulgado (clique aqui) nesta terça-feira, dia 9 de junho. A prova foi realizada no dia 10 de abril. Participaram estudantes convidados dos quartos anos dos cursos Técnico em Administração e Técnico em Informática, ambos integrados ao Ensino Médio. A cerimônia de entrega das medalhas ainda não tem data marcada e deverá ser realizada no próprio câmpus.

De acordo com a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática, Jaqueline Molon, os alunos ficaram um tanto surpresos com o resultado, pois o convite foi feito nos dias finais de inscrição e eles tiveram um tempo mínimo para se preparar.

_ Mesmo assim, eles tiveram coragem e empenho. Trabalharam muito bem em equipe (a prova era em grupo), conseguiram estabelecer estratégias muito boas para a resolução de todas as questões no tempo curto que tinham. Embora seja uma grande conquista, não estamos surpresos, mas felizes, pois isso demonstra a qualidade de ensino que nos esforçamos para dar e a dedicação que sabemos que nossos alunos têm _ relatou Jaqueline.

 

 

10 de abril de 2015

 

Estudantes do Câmpus Canoas participam de Olimpíada Internacional de Matemática

 

No final da tarde desta sexta-feira, dia 10 de abril, estudantes do Câmpus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), participaram da fase única da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras. A prova, de acordo com as regras da organização, foi realizada em grupo e teve uma hora e meia de duração. Participaram 11 estudantes convidados dos quartos anos dos cursos Técnico em Administração e Técnico em Informática, ambos integrados ao Ensino Médio.

De acordo com a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática, Jaqueline Molon, e a Diretora de Ensino do Câmpus Canoas, Cristiane Silva da Silva, a participação no evento é um desafio para os estudantes, uma vez que o câmpus foi convidado a participar há apenas uma semana.

_ Fomos informados do evento pela Pró-reitoria de Ensino do IFRS e, como vimos que ainda dava tempo de se inscrever, decidimos que seria uma boa oportunidade para estimular nossos alunos, mesmo sem muito tempo para nos prepararmos _ explicou Cristiane.

_ É também uma chance de desenvolvermos o trabalho em equipe e o espírito de grupo, uma vez que a prova é colaborativa [em grupo]. É um desafio, mas temos certeza de que também é uma ótima experiência _ destacou Jaqueline.

As provas ocorrem em 30 países, além do Brasil, em horários diferenciados, mas no mesmo dia. O teste foi composto de 13 questões dissertativas sendo que uma delas deveria ser respondida em uma língua estrangeira (espanhol, inglês ou alemão), a escolha da equipe de estudantes.

A competição foi criada na França em 1990 e passou a ter a participação de estudantes brasileiros em 2010. Nesta edição, em todo o mundo, era prevista a participação de cerca de 244 mil estudantes. As questões são formuladas de modo a estimular a imaginação, a racionalização e a formalização de situações cotidianas e também a diversão, a iniciativa pessoal, organização e cooperação.

A premiação ocorre por meio de medalhas. O resultado da competição deve ser divulgado no dia 9 de junho.

 

Saiba mais acessando o site do evento.

Galeria

Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015 Premiação da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2015

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200