Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Confira os premiados nos Salões de Ensino, Pesquisa e Extensão

Apresentações nos salões

Na manhã do dia 06 de novembro de 2015, as atividades dos Salões de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Canoas iniciaram com uma breve palestra do Diretor-Geral, Mariano Nicolao, em que se abordou a educação técnica e tecnológica de qualidade nos três âmbitos que consolidam o eixo proposto pelos Institutos Federais. Segundo o Diretor, é através da participação por meio de bolsas, projetos e relações com empresas e instituições que é possível se perceber a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, ações estas que integram as comunidades interna e externa.

A seguir, duas palestras com temáticas diversificadas foram ministradas nos auditórios: 'Procedimentos para o Registros de Software' e 'Mal ditas frases encontradas em livros didáticos'. A primeira foi proferida por Érik Schüler, professor do Campus Farroupilha, no qual os temas trabalhados versaram sobre questões relacionadas ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT); à propriedade intelecutal e ao Registro de Programas de Computador. O NIT, segundo o palestrante, desempenha papéis relevantes nos Institutos Federais, a saber: gerir a política de inovação, viabilizar a transferência de conhecimento, garantir a proteção das inovações geradas no IFRS. Foi citada a Lei nº 10.973 de 02/12/2014 - conhecida como a Lei da Inovação, na qual todas as diretrizes relacionadas ao assunto podem ser visualizadas. Além de outras importantes questões abordadas por Érik, o Registro no Instituto Nacional de Propriedade Individual (INPI) foi um dos itens que mereceu mais atenção e despertou muitas dúvidas e questionamentos.

A palestra ministrada por Cydara Cavedon Ripoll, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ponderou acerca dos erros encontrados em livros didáticos da disciplina de Matemática. Segundo a docente, espera-se que os textos de cunho educativo apresentem como características primordiais: coerência matemática; clareza e precisão nas exposições; clareza na exibição das ideias centrais. Para englobar esses itens, tem-se o auxílio da argumentação dedutiva (demonstração), que precisa estar bem sedimentada nos livros pedagógicos. Segundo Cydara, as frases mal ditas localizadas nos livros didáticos podem ser enumeradas em quatro tipos: falta de prática com o método matemático; erros de conteúdo, ambiguidade/imprecisão e mal encaminhamento de conteúdo. A professora enfatizou que "detalhes como esses ajudam o aluno a não entender mais nada", fazendo com que a prática matemática se torne mais inacessível e bastante mal vista pelos estudantes.

No turno da tarde, o público pode conferir as comunicações orais, compostas pelos projetos de pesquisa e extensão, apresentados pelos bolsistas de cada projeto desenvolvido no campus. No final da tarde foram expostos, no saguão, trabalhos sobre diferentes temáticas, possibilitando a integração entre estudantes do campus e de outras instituições.

No sábado pela manhã, mais alguns trabalhos foram expostos e, além disso, a Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Clarice Monteiro Escott, ministrou palestra tratando acerca da 'Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão: desafios para a produção de conhecimento'. Para encerrar o I Salão de Ensino, o IV Salão de Extenão e o V Salão de Pesquisa e Iniciação Científica e Tecnológica do Campus Canoas, os bolsistas dos projetos foram agraciados com premiações de acordo com sua categoria.

Confira AQUI a relação de premiados.

 

.........................................................................................................................................................................................

NOTÍCIAS ANTERIORES

 

Confira a programação dos Salões de Ensino, Pesquisa e Extensão

 

Nos dias 06 e 07 de novembro de 2015, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas sediará o 1º Salão de Ensino, o IV Salão de Extensão e o V Salão de Pesquisa e Iniciação Científica.

# A programação completa pode se visualizada AQUI.

 

 

 

 

 

Galeria

Público acompanhando as comunicações orais Professora Cydara apresentando sua palestra. Professor Érik minitrando palestra sobre registro de software. Premiados nos Salões - 1 Premiados nos Salões - 2 Premiados nos Salões - 3 Premiados nos Salões - 4 Premiados nos Salões - 5 Premiados nos Salões - 7 Premiados nos Salões - 8 Premiados nos Salões - 9 Apresentação da banda do campus.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200