Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campus promove formação pedagógica Compartilhando Saberes e Práticas em Educação

Alunas do Campus Bento Gonçalves idealizadoras da cooperativa

Dois momentos que possibilitaram conhecimento e interação marcaram a formação pedagógica "Compartilhando Saberes e Práticas em Educação", que trabalhou a temática Eja e Educação Profissional, na tarde do dia 11 de novembro de 2015, nas dependências do Campus Canoas.

Sob o título 'Acesso e permanência dos trabalhadores na Educação Básica', a professora Simone Valdete dos Santos abordou a situação do ensino no país e no Estado do Rio Grande do Sul, fazendo uma retrospectiva histórica e contextualizando a educação técnica e profissionalizante. Inicialmente, cada participante fez uma breve apresentação falando de seu envolvimento com o Proeja, seja no IFRS ou em outras instituições, além de especificar sua formação.

A docente destacou que, segundo o Plano Nacional de Educação, no mínimo 25% das vagas a serem oferecidas devem privilegiar as formas integradas, tanto no fundamental quanto no médio. O relato seguiu e a palestrante perpassou a história da educação no Brasil, desde a vinda da Família Real até os nossos dias. "A educação no Rio Grande do Sul foi bastante influenciada pelo positivismo, o que possibilitou um maior investimento e valorização da educação profissional. Temos que trabalhar pensando na perspectiva de uma educação não mais de caráter enciclopedista, mas, sim, em um viés de aprendizagem ao longo da vida, configurando-se em um saber constitutivo da prática", salientou Simone. Os desafios enfrentados pelos estudantes do Proeja foram levantados e a palavra motivação ganhou evidência como sendo a mola propulsora para que esse público consiga ser atendido a contento.

Em um segundo momento, alunos do Proeja do IFRS - Campus Bento Gonçalves / Curso de Técnico em Comércio, falaram a respeito do projeto de uma cooperativa que idealizaram para a cadeira de estágio, que ocorreu nas dependências do próprio campus. Coopertec foi o nome escolhido para o projeto que utilizou como matéria-prima rolhas de garrafas oferecidas gratuitamente por uma vinícula de Bento Gonçalves. Os estudantes que apresentaram o projeto mostraram empolgação e um entusiasmo contagiante ao demonstrarem de que forma foram estruturadas as ideias e colocadas em prática. "O conhecimento gerado na instituição eles levarão para a vida, em diversos âmbitos, seja na tomada de decisões, nas atividades diárias, no contato com amigos e familiares", ressaltou a professora Leane Filipetto. "Além da força de vontade, a determinação e o incentivo de todos os envolvidos, sejam alunos, professores e colegas, é essencial para a permanência e a continuidade no curso", destacaram as estudantes Denise Siqueira, Maria Elisabete Bastos e Sirlei Gelatti, representantes da Cooperativa formada pela turma da Proeja.

 

.........................................................................................................................................................................................

NOTÍCIAS ANTERIORES

No dia 11 de novembro de 2015, a Direção de Ensino do Campus Canoas promove a formação pedagógica intitulada "Compartilhando saberes e práticas em educação". A intenção é propiciar momentos de debate e discussões acerca de assuntos diversos relacionados à área da educação, além de servir como ação que proporcione uma oportunidade de formação para os servidores docentes e técnicos administrativos.

A temática que será abordada nesse encontro será Eja e Educação Profissional. A escolha deu-se por meio de formulário eletrônico encaminhado aos servidores, no qual cada um manifestou suas propostas.

Acompanhe, abaixo, a programação completa:

 

Horário: das 14h às 15h30min

Palestra: Experiências em PROEJA: acesso, permanência e inclusão social - Palestrante: Prof.ª Simone Valdete dos Santos (UFRGS).

 

Horário: das 15h30min às 16h

Café Coletivo.

 

Horário: das 16h às 17h30min

Relato de Experiência: Projeto de Estágio Coopertec - Prof.ª Leane Filipetto e alunos do PROEJA (IFRS - Campus Bento Gonçalves).

 

Mais informações sobre os assuntos apresentados na ação podem ser obtidas AQUI.

 

 

Galeria

Apresentação da professora Leane Filipetto Apresentação da professora Simone Valdete

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200