Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Provas em Libras e Braille no processo seletivo de estudantes do IFRS

Para garantir a acessibilidade a pessoas com necessidades educacionais específicas, o processo seletivo de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) terá também provas filmadas em Libras (Língua Brasileira de Sinais), impressas em Braille, com fonte ampliada, salas de fácil acesso, disponibilização de recursos de tecnologia assistiva, entre outros recursos. No momento da inscrição, 46 estudantes solicitaram condições especiais e entregaram o atestado comprovando a necessidade. Eles farão a prova em 12 campi.

O objetivo das provas em Libras é oferecer aos surdos a possibilidade de acessar as questões na sua primeira língua. Serão 17 candidatos surdos realizando as provas. "A cada ano, aumenta a procura de candidatos com necessidades específicas. Acreditamos que as condições oferecidas para fazer as provas e assistir às aulas e a divulgação dos próprios alunos do IFRS influenciam", observa a assessora de ações inclusivas do IFRS, Andréa Poletto Sonza. Atualmente, o IFRS conta com 12 profissionais de Libras concursados, entre professores (surdos e ouvintes) e intérpretes. Terão provas com algum recurso de acessibilidade os campi: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga, Rio Grande e Sertão.

 

Sobre o processo seletivo

As provas do processo seletivo serão realizadas neste domingo, 6 de dezembro de 2015, em 16 municípios do Rio Grande do Sul*. São 9.853 inscritos, concorrendo a 2.628 vagas em cursos superiores e técnicos.

Os exames serão compostos por questões objetivas e, para os cursos superiores, também uma prova de redação. O objetivo é avaliar os conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do ensino médio.

Às 8h30min, ocorrem as provas dos cursos técnicos integrados e concomitantes, com duração de três horas. Às 14h, acontecem as dos cursos superiores (com duração de 4 horas e 30 minutos) e dos técnicos subsequentes (com duração de 3 horas e 30 minutos). Os candidatos devem comparecer com pelo menos 30 minutos de antecedência aos locais de provas, que podem ser consultados no Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br).

*As provas ocorrerão nos municípios de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (campi Centro e Restinga), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. A lista de endereços está disponível no Portal de Ingresso.

O IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Conta com cerca de 15 mil alunos e 180 opções de cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades em vários municípios do Estado. Oferece também cursos de pós-graduação e dos programas do governo federal.

O IFRS atua com uma estrutura multicampi. Possui os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Entre seus objetivos está promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.

Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A Reitoria está localizada em Bento Gonçalves. Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200