Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campus Canoas forma 32 técnicos em Administração e Informática

Formatura das turmas de técnicos em Administração e Informatica do Campus Canoas do IFRS

Na noite desta sexta-feira, dia 18 de dezembro de 2015, foi realizada a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão para formandos noa cursos técnicos em Administração e em Informática integrados ao Ensino Médio do Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O evento ocorreu com presença de cerca de 700 pessoas em auditório da Universidade Luterana do Brasil. Formaram-se 17 estudantes do curso de Administração e 15 do de Informática.

Após a entrega dos certificados, o já técnico em Administração João Pedro Dezordi falou em nome da turma. Bem humorado em seu discurso e no visual (usava tênis com traje social), ele começou fazendo contas do tempo que passaram estudando e frequentando aulas e outras atividades acadêmicas. Comentou que a vida de estudante do IFRS é dura, mas que a união da turma, principalmente durante as gincanas, fez vários desafios serem superados e a autoestima do grupo ser elevado. Autoestima essa ficou clara mais ao final do discuso quando falou aos mestres:

_ Professores, não percam a oportunidade de dar talvez uma última olhada para esses formandos. Certamente vão se lembrar de nós. Seremos notáveis. Somos o futuro do amanhã ainda hoje _ proferiu João Pedro.

A paraninfa da turma de Administração, professora Cristiane Silva da Silva, encaixou bem seu discurso ao dos alunos, fazendo várias menções aos temas lembrados por eles. Também com bom humor, falou sobre as aulas de Biologia, das quais foi professora. Mais adiante em sua fala, Cristiane, emocionada, lembrou do destaque que a turma da qual teve a honra de ser paraninfa teve na vida do Campus Canoas. Rememorou que foi ela quem organizou a primeira edição da Feira das Profissões, que venceu gincanas, entre outras atividades. Ao final, aconselhou:

_ Cuidem da sua saúde, dos amigos e da família. Sorriam sempre. Amem as pessoas e a natureza. Não carreguem mágoas. Sejam profissionais éticos e comprometidos com a natureza e com tudo o que faz parte dela _ completou a paraninfa.

Logo após, foi a vez do técnico Gabriel Ramos dos Santos falar em nome da turma de Informática. O rapaz evocou uma dúvida recorrente entre formandos: o que vem por ai? De deixou essa pergunta no ar, como que mostrando a todos como estava se sentindo. Falou que desde o início, perceberam que estavam em uma ?escola diferente? e que com o tempo foram falquejados para uma vida de desafios. No discurso, descreveu o dia-a-dia do curso como um jogo para computador, com várias fases que culminaram com o trabalho de conclusão de curso e, agora, com a formatura.

_ Que venha o mundo lá fora. Temos certeza de que estamos preparados para os desafios e sabemos que podemos contar uns com os outros, caso seja necessário _ encerrou Gabriel.

O paraninfo da turma de Informática, professor Sandro José Ribeiro da Silva, com emoção começou seu discurso lembrando de como foi surpreendido com o convite ?tão esperado por muito dos meus colegas? e de como estava feliz em conduzir a turma. O professor pediu aos formandos que em suas vidas profissionais procurassem descobrir seus talentos individuais, que aprendam com os erros (próprios e dos outros).

_ Definam seus valores e lembrem deles na hora de fazer suas escolhas. Cito Gabriel García Marquéz: um homem só tem o direito de olhar para o outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se? _ aconselhou o paraninfo.

Ao final, em um rápido discurso rico em informações, o diretor do Campus Canoas, Mariano Nicolao, falou sobre o compromisso da instituição com a qualidade e sobre a preocupação constante na busca do novo nos seus planos de ensino. Que essa postura de seus servidores é que faz o campus a ser reconhecido como uma escola de vanguarda e que seus egressos costumam refletir essa atitude inovadora no mundo do trabalho. O diretor lembrou das premiações recebidas pelos estudantes em várias olimpíadas do conhecimento nacionais e internacionais. Ao final, pediu atenção aos formandos:

_ Que cada adversidade se torne um ensino e que cada vitória se torne um impulso para vocês irem mais longe e conquistar novos sonhos _ completou o diretor.

Foram homenageados pelos formandos o técnico administrativo Marcelo Gonçalves da Silva e os professores Érico Kemper, Núbia Lúcia Cardoso Guimarães e Sílvia de Castro Bertagnolli. Ao final da cerimônia, o pai da formanda Luiza Visentini Veiga, Gean Potiguara Veiga, entrou no auditório tocando ao violino a música ?Como é grande o meu amor por você?, como homenagem aos pais. Ele surpreendeu os formandos ao emendar a canção ?Fico assim sem você?, caracterizando o recado dos pais aos seus filhos ao encerrar mais uma etapa em suas vidas.

Galeria

Entrada da turma de Administração Turma de Administração Entrada da turma de Informática Entrada da turma de Informática Turma de Informática Público Público Público Mesa de honra Formandos Foto geral da cerimônia Juramentista Giordana Garcia Feltrin Juramento Entrega dos certificados Entrega dos certificados João Pedro Dezordi João Pedro Dezordi Cristiane Silva da Silva Gabriel Ramos dos Santos Sandro José Ribeiro da Silva Diretor Mariano Nicolao Homenagem ao técnico administrativo Marcelo Gonçalves da Silva (C) Homenagem à professora Núbia Lúcia Cardoso Guimarães (C) Homenagem à professora Sílvia de Castro Bertagnolli (C) Homenagem o professor Érico Kemper (C) Homenagem à paraninfa Cristiane Silva da Silva (C) Homenagem ao paraninfo Sandro José Ribeiro da Silva (C) Homenagem aos pais Homenagem aos formandos

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200