Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campus Canoas faz recepção aos estudantes para o ano de 2016

Alunos acompanhando orientações da coordenação do curso

O dia 22 de fevereiro de 2016 foi bastante movimentado no Campus Canoas. Isso porque o ano letivo iniciou oficialmente nesta data e os três turnos da instituição contaram com atividades informativas e de entretenimento. Pela manhã, a abertura oficial dos trabalhos iniciou com a fala do diretor-geral, Mariano Nicolao. Ele fez uma breve apresentação do Instituto, destacando alguns aspectos peculiares dos Institutos Federais. Os estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Matemática foram divididos em dois grupos, o dos ingressantes e dos veteranos, com roteiros específicos.

Os alunos novos tiveram palestras com o intuito de conhecer os procedimentos de alguns setores que constituem o campus. O setor de Tecnologia da Informação expôs aos presentes a respeito dos diversos sistemas que serão utilizados pelos discentes em diversas ocasiões ao longo do curso. O setor de Apoio Educacional explicitou quais são as suas atribuições, oferecendo orientações aos estudantes a respeito da rotina escolar. O Registro Escolar fez sua apresentação demonstrando as possibilidades oferecidas pelo Sistema Acadêmico (SIA). A biblioteca do campus teve sua fala direcionada aos serviços oferecidos por esse setor aos estudantes, no que tange à aquisição de livros e demais materiais. A Assistência Estudantil centrou sua palestra no Edital de Benefícios Estudantis (BAE). Os alunos de todos os anos tiveram um momento para responder ao questionário sociodemográfico, que levanta dados importantes sobre as características dos alunos que frequentam a instituição.

Após esse momento, na hora do intervalo, os discentes foram convidados a participar de uma atividade integrativa, denominada 'A Travessia', na qual o objetivo foi fortalecer a integração, o espírito de equipe, a promoção da ajuda mútua, a estimulação da liderança compartilhada e a resolução de problemas de forma cooperativa. Logo após esse momento de descontração, os discentes receberam instruções dos coordenadores de seus cursos.

À tarde, foi a vez dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Eletrônica serem recepcionados. A divisão dos estudantes resultou em quatro grupos, nos quais todos os calouros formaram um conjunto único e os demais foram separados de acordo com o seu ano e curso. O diretor Mariano novamente introduziu os trabalhos, com apresentação dos IFs. Logo após, ocorreram exposições dos setores que estão mais diretamente atrelados aos alunos, assim como aconteceu pela manhã, a saber: Apoio Educacional, Assistência ao Educando, Registro Escolar, Biblioteca e Tecnologia da Informação.

No intervalo, os discentes também participaram de uma atividade formativa, intitulada 'Descobrindo os outros', em que o intuito era estimular a apresentação, integração e descontração dos alunos veteranos com os ingressantes. As coordenações dos cursos conversaram com os estudantes, fornecendo orientações a respeito dos cursos e assuntos correlatos. No turno da noite, os discentes dos Cursos Superiores de Tecnologia em Automação Industrial e Logística e do Técnico Integrado ao Ensino Médio em Manutenção e Suporte em Informática (modalidade Proeja) já tiveram, logo na recepção, a oportunidade de socialização com os novos e antigos colegas.

A dinâmica que percorreu os turnos da manhã e da tarde, também marcou presença à noite, e teve como finalidade trabalhar a comunicação, o comportamento em situação de tensão, o respeito pelo espaço do outro, além de persistência e determinação. O nome da atividade foi denominado 'Nó Humano'. As próximas ações ficaram por conta das palestras relativas aos setores relacionados ao dia a dia dos estudantes (os mesmos que foram elencados acima e apresentados pela manhã e à tarde).

O curso de Logística faz uma aula inaugural, que contou com a presença do diretor do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS). Além da aula, o IFRS - Campus Canoas firmou parceria com o sindicato, por meio da assinatura de um convênio, que foi assinado antes do início formal das atividades do curso. A última ação ficou a cargo dos coordenadores dos cursos, que explanaram a seus alunos sobre as características e peculiaridades de cada um.

 

O IFRS - Campus Canoas dá as boas-vindas ao ano letivo de 2016!

Galeria

Alunos concentrados no saguão Apresentação da Assistência Estudantil Apresentação da Banda do IFRS no intervalo da tarde Apresentação da Biblioteca do campus Apresentação do Registro Escolar Apresentação do setor de Apoio Educacional Apresentação do setor de Tecnologia da Informação. Apresentação dos cursos integrados Assinatura do convênio do Campus Canoas com a SETCERGS Atividade de integração entre os estudantes Aula inaugural do curso de Logística Dinâmica com os cursos superiores. Diretor Mariano apresenta instituto para os estudantes Estudantes preenchendo o formulário sociodemográfico Estudantes recebendo orientações no dia da recepção dos alunos

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200