Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Napne promove evento sobre acessibilidade para estudantes e servidores

Napne em Pauta - Palestrante Andréa Poletto Sonza

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) do Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), promove nesta quinta-feira, dia 24 de março de 2016, o evento Napne Canoas Em Pauta. A palestrante da manhã foi a assessora de Ações Inclusivas do IFRS, Andréa Poletto Sonza. Ela destacou as ações necessárias para a adaptação curricular e as estratégias de acessibilidade necessárias em um campus visando à melhor inclusão dos estudantes com necessidades específicas. "Devemos entender como pessoas com deficiência todos que precisam de atenção especial, seja os que têm limitações, como cegos, surdos, disléxicos, etc. até aqueles que possuem alta capacidade, como os chamados superdotatos", enfatizou. Andréa pautou sua fala bem especificamente ao Campus Canoas, ou seja, foi voltada para cuidados referentes a cegos, surdos e pessoas com deficiência intelectual. "Devemos pensar acessibilidade como um todo. Além da adaptação dos currículos, da organização didática e dos documentos, precisamos remover as barreiras. E não só barreiras físicas, arquitetônicas, mas barreiras de comunicação e convivência", disse a palestrante.

 

À tarde, o palestrante Jorge Amaro, servidor público da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS (Faders), versou sobre questões relativas às temáticas da sustentabilidade, da educação e das pessoas com deficiência, focando mais especificamente no bullying. Jorge começou a conversa com o público falando sobre sua infância e adolescência em uma comunidade quilombola, localizada no município de Mostardas. Abordou atitudes discriminatórias que aconteciam com ele e com seus amigos na escola e na comunidade de forma geral. Logo após, apresentou a linha histórica que trata da caminhada percorrida pelas pessoas com deficiência e do quão complicado é a verdadeira inclusão desses indivíduos em sociedade.

"O processo inclusivo é algo recente, extremamente novo para a sociedade, que já se acostumou com um processo de dualidade quando o assunto é a pessoa com deficiência; ou eles são tratados como vítimas de forma exagerada ou eles são vistos como super-heróis que conseguiram passar por cima de suas limitações e se constituir enquanto cidadãos de direitos", destacou Jorge.

 

NOTÍCIAS ANTERIORES

 

Núcleo que aborda questões relativas às pessoas com deficiência realiza palestras nesta quinta

Nesta quinta-feira, dia 24 de março de 2016, o IFRS - Campus Canoas realizará palestras voltadas às questões das pessoas com deficiência. O evento é promovido pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e denomina-se NAPNE - Canoas em Pauta. No turno da manhã, às 10h, o assunto a ser debatido é adaptação curricular voltado às pessoas com deficiência, ministrado pela servidora Andréa Poletto Sonza, Coordenadora do Núcleo de Ações Afirmativas do IFRS. O público-alvo são os professores de todos os cursos e os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática.

 

A partir das 14h, ocorrerá uma palestra tratando sobre a temática do bullying relacionado às pessoas com deficiência e suas implicações jurídicas. Esta atividade será conduzida pelo servidora da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no Estado do Rio Grande do Sul (FADERS), Jorge Amaro. O público-alvo serão os alunos dos cursos integrados que foram previamente contatados para esta que será a primeira ação realizada pelo Campus Canoas no tocante às pessoas com deficiência.

 

Galeria

Napne em Pauta - Palestrante Andréa Poletto Sonza Palestra realizada no dia 24.03 tratando de questões relativas às pessoas com deficiência Público presente na palestra Palestrante Jorge Amaro e a presidenta do Napne Angélica Costa

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200