Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Três cursos superiores realizam formatura com presença do reitor do IFRS no Campus Canoas

Formatura da primeira turma dos cursos tecnológicos

Com a presença do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Osvaldo Casares Pinto, três cursos superiores realizaram formatura no Campus Canoas. A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira, dia 8 de abril de 2016. Estiveram no ato um formando do curso de Tecnologia em Automação Industrial, dois do curso de Tecnologia em Logística e seis do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Os demais membros da turma decidiram realizar formatura em ato formal em Gabinete.

Após a colação de grau, seguiu-se os discursos dos novos profissionais e dos paraninfos.

O diretor-geral do Campus Canoas, Mariano Nicolao, lembrou que a unidade tem cinco anos de atuação e que, apesar do pouco tempo de atividade, tem sido reconhecida por estar na vanguarda ousando inovações nos conteúdos e metodologias dos seus projetos de ensino. Falou que o campus tem nas ações dos professores um trabalho político-pedagógico que evidencia pensamentos, saberes e questionamentos, ressaltando que os estudantes são estimulados a refletir de forma inovadora sobre o mundo do trabalho e a sociedade.

O dirigente destacou atividades como o projeto extensionista nas Olimpíadas de Filosofia do Rio Grande do Sul, a participação de estudantes na Olimpíada Brasileira de Informática, na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e na Mostra Nacional de Foguetes. O diretor ressaltou as participações vitoriosas na Olimpíada Brasileira de Matemática, na qual no ano passado, competindo com 18 milhões de participantes, os 11 alunos da equipe do Campus Canoas foram premiados, assim como no mesmo ano outra equipe, formada por 14 estudantes, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras.

_ Observo os formandos aqui presentes e vejo que ainda temos desafios. Desafio de crescimento e consolidação. (...) Queridos formandos, meu sincero desejo de que cada adversidade pela qual passarem torne-se estímulo, cada insucesso, uma lição para a vida, cada vitória, um impulso para ir mais longe e buscar novos sonhos _ completou o diretor Mariano Nicolao.

Ao final da cerimônia, o reitor Osvaldo discursou dizendo do orgulho de estar à frente do IFRS e do trabalho que é desenvolvido no Campus Canoas. Ele lembrou de que participou ativamente dos planos para a construção da unidade quando da expansão da Rede Federal de Ensino:

_ Nosso país passa por um momento delicado, é fato que não podemos ignorar. Mas tenho 33 anos de trabalho na Rede Federal de Ensino e nesses anos todos passamos por dificuldades ainda maiores. E elas foram superadas por causa da qualidade do trabalho desenvolvido.

 

OS PROFISSIONAIS ENTREGUES À SOCIEDADE

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O profissional analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Este profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são

fundamentais à atuação deste profissional.

Sua atuação ocorre em instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, especialmente envolvendo desenvolvimento de sistemas.

 

Tecnologia em Automação Industrial

O tecnólogo em Automação Industrial é um profissional a serviço da modernização das técnicas de produção utilizadas no setor industrial, atuando no planejamento, instalação e supervisão de sistemas de integração e automação. Este profissional atua na automatização dos chamados ?processos contínuos?, que envolvem a transformação ininterrupta de materiais por meio de operações bio-fisico-químicas. Na sua atividade de execução de projetos, instalação e supervisão de sistemas de automação, são bastante empregadas tecnologias como controladores lógicos, sensores,

transdutores, redes industriais, controles de temperatura, pressão, vazão, atuadores eletropneumáticos, sistemas supervisórios, entre outras.

O profissional atura como integrador de sistemas de automação (CPs, SDCDs, SCADA, robôs, CNCs, etc), mantenedor de sistemas de automação, supervisor de montagem e manutenção de sistemas de automação, supervisor de sistemas de automação, desenvolvedor de sistemas de automação, consultor de tecnologias para automação e seus impactos econômicos, sociais e ambientais, vendedor técnico de sistemas/equipamentos de automação industrial.

 

Tecnologia em Logística

O tecnólogo em Logística é o profissional especializado em aquisição, recebimento, armazenagem, distribuição e transporte. Atuando na área logística de uma empresa ou organização, planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos. Ele desenvolve e gerência sistemas logísticos de gestão de materiais de qualquer natureza, o que inclui redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda controlar recursos financeiros e ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos. As responsabilidades no exercício das atribuições exigem visão sistêmica e estratégica, capacidade de comando, liderança, além de densos conhecimentos de estratégias de segurança e respectivas tecnologias e equipamentos.

A atuação ocorre em empresas de transporte, de suprimentos e armazenagem. Indústrias de comércio de distribuição.

Galeria

Formatura da primeira turma dos cursos tecnológicos Formatura da primeira turma dos cursos tecnológicos Formatura da primeira turma dos cursos tecnológicos Formatura da primeira turma dos cursos tecnológicos Formatura da primeira turma dos cursos tecnológicos Formatura da primeira turma dos cursos tecnológicos Formatura da primeira turma dos cursos tecnológicos Formatura da primeira turma dos cursos tecnológicos Formatura da primeira turma dos cursos tecnológicos Kael Vieira de Oliveira Fraga André Ficht Lauren Lopes William Salvadori Silvia de Castro Bertagnolli Edison Silva Lima Jaqueline Martins Corrêa Rodrigues Homenagens Homenagens Homenagens Homenagens Homenagens Homenagens Homenagens Homenagens Homenagens Diretor Mariano Nicolao Reitor Osvaldo Casares Pinto

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200