Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Semana Acadêmica da Matemática apresenta palestras, exposição de trabalhos e apresentações artísticas

arvore

A terceira edição da Semana Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática iniciou na manhã da sexta-feira (06/05) com a palestra ministrada pela professora de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Naiara Greice Soares, intitulada "LIBRAS: rompendo o silêncio." A docente falou a respeito da importância de conscientizar as pessoas sobre a presença da Libras no dia a dia, em diversas instâncias da vida dos indivíduos, como na sala de aula, por exemplo. Naiara versou sobre algumas questões desconhecidas pela maioria dos "ouvintes", como, por exemplo, que não se utiliza as denominações "surdo-mudo", "surdinho" ou "portador de deficiência". O termo correto a ser adotado é pessoa com deficiência (PcD), para qualquer indivíduo que tenha algum tipo de limitação física, mental e/ou intelectual. Um texto apresentado pela professora sintetizou a relevância que o ensino de Libras tem em nossa sociedade, como pode ser visto nas frases a seguir: "Ouça as mãos"; "A voz dos surdos são as mãos e os corpos que pensam, sonham e se expressam"; "Ouvir o silêncio da palavras escrita". Essas frases devem promover uma profunda reflexão acerca dessa essncial temática que, na fala da própria Naiara "fazem com que a Libras extrapole a singela barreira dos sinais".

Abordou-se, também, a respeito do fato de a Libras ser efetivamente uma língua, por possuir regras, normativas a serem seguidas. Outra questão bem importante foi a apresentação da história da língua de sinais no mundo e no Brasil, incluindo as leis que foram e estão em vigor sobre a temática. Após essa parte mais explicativa, a professora apresentou o alfabeto em Libras e cada participante tentou sinalizar o seu nome. No final, todos foram convidados a aprender mais alguns sinais específicos de uma canção que foi sinalizada e expressada por todos, fazendo com que efetivamente se praticasse a língua com suas particularidades.

Alguns endereços e alicativos interessantes para saber mais a respeito da Libras e praticar:

# Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) - www.ines.gov.br

# www.acessolibras.org

# Aplicativos: Hand Talk; Pro Deaf; VLibras

 

A segunda palestra da manhã tratou sobre a presença das redes sociais no ensino de matemática, com a apresentação do professor Gustavo Viegas. O ministrante falou sobre sua experiência com a produção de videoaulas na internet, mais especificamente no youtube. A conversa foi bastante elucidativa, pois o professor ressaltou acertos e erros que ele próprio cometeu em sua incursão pelo mundo virtual, preparando aulas com conteúdo voltado para a área de matemática. Gustavo ressaltou que, no ano de 2013, se ganhava muito mais dinheiro com esse tipo de ação na internet do que agora: "A quantidades de pessoas que descobriram essa possibilidade aumenta a cada dia e o mercado para vídeos em matemática tornou-se extremamente competitivo", observou. O docente enfatizou, ainda, que os interessados em produzir material para a internet precisam elaborar vídeos curtos, que tenham algum atrativo visual e que tratem, essencialmente, de temas mais acessíveis, pois quando se aborda questões mais complexas, a tendência é atingir um público mais restrito, o que não é a intenção em um universo no qual a quantidade de visualizações está diretamente relacionada ao sucesso do trabalho.

Algumas dicas úteis proferidas pelo professor Gustavo:

* Não faça vídeos amadores: procure trabalhar com um grau cada vez maior de profissionalismo a cada postagem;

* Nivele por baixo: assuntos mais básicos têm mais chance de alcançar um número maior de pessoas;

* Cuide o local (país) onde se armazenará o vídeo, pois os valores são diferenciados;

* Os vídeos precisam ser curtos, pois, do contrário, as pessoas perdem o interesse e migram para outro. Nesse ponto, o professor falou a respeito da retenção, na qual se mencionou sobre a importância de cativar o público nos primeiros dois ou três minutos do vídeo, para garantir fidelização ao canal.

Durante toda a manhã, no saguão do Bloco A, vários trabalhos ficaram expostos e as pessoas interessadas podiam participar de jogos matemáticos. Na hora do intervalo, a banda do IFRS contribuiu com momentos de descontração e a interação entre os presentes foi promovida por meio de uma degustação coletiva.

 

No início da tarde, estudantes do ensino médio foram agraciados por suas participações na Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (OBMEP) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG):

A relação dos premiados pode ser conferida abaixo:

Discentes que receberam medalha de bronze na MOBFOG 2015:

** Laura Hermes Tonello / Curso Técnico em Administração (3º ano)

** Natalia Maria Poock Delavequia / Curso Técnico em Administração (3º ano)

** Henrique Jacobs Kehl / Curso Técnico em Administração (3º ano)

** Northon Farias Iserhardt / Curso Técnico em Informática (4º ano)

** Richard Leal Ramos / Curso Técnico em Informática (4º ano)

Discentes que receberam premiação na OBMEP:

** Alisson Silva Neimaier (medalhista) / Curso Técnico em Administração (3º ano)

** Laura Vitória Duarte Steindorff / Curso Técnico em Administração (3º ano)

** Mariana Kunrath Seroa / Curso Técnico em Administração (3º ano)

** Arthur Oliveira de Rosso / Curso Técnico em Informática (2º ano)

** Augusto Falcao Flach / Curso Técnico em Informática (2º ano)

** Guilherme Muller Ferreira / Curso Técnico em Informática (3º ano)

** Leonardo de Araujo Lopes / Curso Técnico em Informática (3º ano)

** Pablo Vinícius Mossmann da Rocha / Curso Técnico em Informática (3º ano)

 

** Pedro Henrique Pons Fiorentin / Curso Técnico em Informática (3º ano)

** Gustavo Felipe Sá brito / Curso Técnico em Informática (4º ano)

 

..........................................................................................................................................................................................

NOTÍCIAS ANTERIORES

Inscrições abertas para interessados em participar da III Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática

O IFRS - Campus Canoas será palco, durante os dias 06 e 07 de maio de 2016, da terceira edição da Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática. A programação completa do evento pode ser conferida AQUI.

A atividade está com período de inscrições aberto para algumas modalidades de apresentação de trabalhos, a saber:

* Modalidade Ouvinte: inscrições até 06 de maio.

* Modalidade Relatos de Experiência: inscrições até 29 de abril.

* Modalidade Oficinas: diretamente no site do evento.

Informações relativas às normas para submissão de trabalhos e demais temáticas podem ser conferidas diretamente no SITE DO EVENTO.

 

Galeria

Professora Naiara fazendo sua palestra sobre libras Participantes da semana da matemática exercitando seu raciocíonio lógico Confraternização entre os partipantes Banda do IFRS Árvore símbolo da Semana da Matemática Estudantes premiado na MOBFOG Estudantes premiado na MOBFOG.2 Estudantes premiado na MOBFOG.3 Estudantes premiado na MOBFOG.5 Estudantes premiado na OBMEP. 2. Estudantes premiado na OBMEP. 3 Estudantes premiado na OBMEP.4 Estudantes premiado na OBMEP.5 Estudantes premiado na OBMEP.6 Estudantes premiado na OBMEP Palestra de Gustavo Viegas sobre vídeos do Youtube. Premiados na MOBFOG Premiados na OBMEP.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200