Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Sábado letivo repleto de atrações culturais

Apresentação afro

A partir das 8h30min da manhã do dia 04 de junho de 2016, a programação da IV Mostra de Arte iniciou seus trabalhos com a exibição do filme Félix, o Herói da Barra, no qual foram abordadas questões raciais, especialmente focadas em temáticas relacionadas aos negros, abordando-se não apenas assuntos concernetes à questão etnicorracial, mas, também, à Guerra do Paraguai, pois esses dois assuntos permearam a película. Os integrantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas (Neabi) do Campus Canoas coordenaram a atividade, que integrava a 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo. Simultaneamente, no saguão da Biblioteca, ocorria mais uma edição do Roda Leitura, evento já tradicional do Campus Canoas. Os interessados em participar podiam escolher uma das obras que estavam expostas em uma mesa e unir-se aos demais para compartilhar sua leitura.

A ação é coordenada pelo setor de Letras do campus e busca estimular o gosto pela leitura, fazendo com que os participantes descubram o prazer das palavras em seus mais diversificados contextos e possibilidades.

 

Logo após, o saguão do Bloco A serviu de palco para uma apresentação de dança afro, encenada por estudantes do campus e por uma peça teatral, protagonizada igualmente por discentes. Essas atividades compuseram o Sarau Cultural, que teve seu primeiro momento oficial e demarcou os primeiros passos para que novas atividades de cunho artístico possam ser desenvolvidas no IFRS. Ao final da manhã, a banda do campus concluiu os trabalhos da Mostra com chave de ouro, envolvendo o público presente com melodias que embalaram as atividades da fria manhã deste primeiro sábado letivo do ano de 2016.

Em paralelo, no saguão do prédio principal, estavam expostas manifestações elaboradas por um grupo de estudantes, posicionando-se contra o estupro, em solidariedade à adolescente carioca que foi vítima de estupro coletivo no final do mês de maio.

........................................................................................................................................................................................

NOTÍCIAS ANTERIORES

Neste ano de 2016, o IFRS - Campus Canoas apresenta à comunidade a sua IV Mostra de Arte. A quarta edição do evento é organizada pelo projeto extensionista Oficinas Permanentes de Cultura, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e com o projeto coordenado pela área de Letras do campus, denominado de Roda Leitura.

Confira, abaixo, a programação oficial do evento:

 

# Das 8h às 8h15min: credenciamento, no saguão do Bloco A;

# Das 8h15min às 10h15min: exibição do filme "Félix, o Herói da Barra", no miniauditório 02; **

# Das 8h15min às 10h15min: Roda Leitura, no miniauditório 01;

# Das 10h30min às 10h45min: apresentação de dança afro;

# Das 10h45min às 11h30min: Sarau Cultural;

# Das 11h30min às 12h: Show da Banda do IFRS - Campus Canoas.

 

** Atividade desenvolvida em parceria com o NEABI do IFRS - Campus Canoas, apresentada como parte da "10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo". A película é um documentário sobre a comunidade quilombola Barra de Aroeira, formada por descendentes de Félix José Rodrigues, ex-escravo que lutou na Guerra do Paraguai.

 

Exposições que ocorrem em paralelo à IV Mostra de Arte:

# Oficina de Fotografia;

# Expo-Stencil;

# Concurso de Desenho; (REGULAMENTO)

# Concurso de Fotografia. (REGULAMENTO)

 

Galeria

apresentaçao afro no saguão Apresentação do filme Félix. Apresentação teatral Encenação afro Exibicao_filme_felix. Livros a serem escolhidos para o Roda leitura Manifestacoes contra o estupro 01 Manifestacoes contra o estupro 03 Manifestacoes contra o estupro 04 Manifestacoes contra o estupro 05 Manifestacoes contra o estupro 06 Manifestacoes contra o estupro 08. Manifestacoes contra o estupro 10. Manifestacoes contra o estupro 11 Manifestacoes contra o estupro 12 Manifestacoes contra o estupro 13. Manifestacoes contra o estupro 14 Manifestacoes contra o estupro 15 Manifestacoes contra o estupro 16 Manifestacoes contra o estupro 17 Manifestacoes contra o estupro 18 Manifestacoes contra o estupro 19. Manifestacoes contra o estupro 20. Manifestacoes contra o estupro 22. Manifestacoes contra o estupro 23. Manifestacoes contra o estupro 24 Manifestacoes contra o estupro 26 Roda Leitura em plena atividade. Roda leitura. Roda_leitura_escolha de livros.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200