Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Estudantes de escola municipal participam de projeto de Informática

Estudantes participam de aula ingaugural em laboratório de Informática no Campus Canoas do IFRS

Estudantes de escola municipal participam de projeto na área da Informática no Campus Canoas

 

Cerca de 20 estudantes dos 7º e 8º anos e Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guajuviras estiveram no Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) na manhã desta quarta-feira, dia 15 de junho de 2016. Eles participaram do primeiro encontro das Oficinas de Lógica de Programação e Linguagem C. A atividade faz parte do Projeto LogiC, desenvolvido no campus como atividade de Extensão.

O Projeto LogiC, surgiu da necessidade dos conhecimentos de lógica de programação e sua implementação em linguagem C. Para isso, sob coordenação do professor mestre Ígor Lorenzato Almeida, os estudantes bolsistas Laura Martins e Yuri Becker, dos 4º e 3º anos, respectivamente, do Curso de Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Canoas ministram as aulas teóricas e práticas para os agraciados pelo projeto. Os encontros serão semanais, sempre às quartas-feiras, até novembro.

A ideia do LogiC foi pensada com base na constante veiculação em jornais, revistas e outras mídias sobre a falta de profissionais qualificados para o mercado de Tecnologia da Informação (TI) e a baixa procura por cursos de informática. A motivação se uniu ao interesse dos professores da área de Informática do Campus Canoas em apresentar a área de TI aos alunos da Rede Municipal de Canoas, motivando-os a ingressar nos cursos da área e a incentivar os alunos já matriculados nos cursos do campus a participar de campeonatos.

O projeto busca incentivar alunos da rede pública dos últimos anos do Ensino Fundamental a estudarem lógica de programação e a desenvolverem seus primeiros sistemas em Linguagem C. Acrescenta-se, também, a pretensão de motivar os estudantes do Ensino Médio de cursos técnicos da Rede Federal a resolverem problemas complexos em Linguagem C, ambos, com vistas à participação em campeonatos como a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e a Maratona de Programação.

_ Apresentamos uma realidade diferente, com estímulo à competitividade e ao trabalho em equipe. Além disso, atividades que busquem o desenvolvimento do raciocínio lógico também são desenvolvidas _ enfatiza o coordenador do projeto.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200