Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Aniversário do Campus Canoas é celebrado junto ao último dia da Feira das Cidades

Feira das cidades

De 24 a 27 de agosto de 2016, o IFRS - Campus Canoas viveu momentos únicos, em que a alteridade foi a tônica dominante nas dependências do IFRS - Campus Canoas. Oficinas, minicursos, palestras, relatos, sessões comentadas, foram ações que se tornaram temáticas preponderantes ao longo dos quatro dias desse importante evento, que já está em sua sexta edição, colhendo frutos auspiciosos.

As comunidades interna e externa do campus se unificaram e marcaram suas presenças nas mais diversificadas atividades propostas por este evento de caráter multifacetado e que já é considerado tradicional não apenas em nível de campus, mas de IFRS como um todo.

No último dia do evento, além das ações previamente estabelecidas na programação da Feira, ocorreu uma singela homenagem ao sexto aniversário do Campus Canoas. Para comemorar esta data significativa, o Reitor Substituto do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Amilton de Moura Figueiredo, fez uma breve apresentação mostrando aos presentes dados relativos ao Instituto em diversas esferas, perpassando as áreas administrativa e educacional. O Diretor-geral do Campus Canoas, Mariano Nicolao, também proferiu discurso abordando as inúmeras conquistas alcançadas, tanto pelo campus quanto pelo IFRS de maneira geral.

Para finalizar as ações da Feira das Cidades com chave de ouro, ocorreu apresentação artística da banda do campus juntamente a um coquetel de encerramento, no qual todos os presentes foram convidados a compartilhar os últimos instantes da VI edição da feira.

Com as palavras derradeiras da coordenadora do projeto extensionista Olhares sobre as cidades: experiências de viagem, Sheila Katiane Staudt, na qual o evento Feira das Cidades está inserido como atividade basilar, ficamos, enquanto comunidade, aguardando, ansiosamente, pela VII edição da Feira das Cidades, que ocorrerá no vindouro ano de 2017!

........................................................................................................................................................................................

NOTÍCIAS ANTERIORES

Confira a programação completa da VI Feira das Cidades

Com quatro dias de programação intensa, a VI edição da Feira das Cidades do Campus Canoas inicia seus trabalhos na quarta, dia 24 e estende-se até o sábado, dia 27 de agosto, culminando com outra importante data, que é o sexto aniversário do IFRS - Campus Canoas, comemorada no último dia do evento.

IMPORTANTE: Quem tem interesse em participar das oficinas pode se inscrever diretamente no site: http://feiradascidades.canoas.ifrs.edu.br/. As oficinas e os minicursos podem ser acessados pelo menu "Atividades".

A programação completa dessa importante atividade, que tem como um de seus objetivos valorizar a alteridade em suas mais variadas formas e nuanças, pode ser conferida AQUI.

...................................................................................................................................................................

NOTÍCIAS ANTERIORES

Última semana para interessados em participar da VI Feira das Cidades

Neste ano, o já tradicional evento Feira das Cidades, em sua sexta edição, está com período de inscrições aberto, até o dia 05 de agosto, para os interessados em participar desta tradicional ação realizada pelo IFRS - Campus Canoas. As diversas modalidades podem ser visualizadas abaixo. A Feira das Cidades ocorrerá nos dias 24, 25, 26 e 27 de agosto de 2016, nas dependências do Campus Canoas.

Prazo para inscrição: até 05/08/2016, diretamente no site do evento: http://feiradascidades.canoas.ifrs.edu.br

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Para agilizar a certificação, este ano utilizaremos o site do projeto. Para efetuar a inscrição de sua atividade, clique no botão "REGISTRAR", preencha o cadastro e depois em "MINISTRAR".

O público-alvo são alunos, professores e técnicos do IFRS, IF-Sul e IF Farroupilha, bem como professores e estudantes das escolas municipais e estaduais vizinhas ao Campus Canoas, além de universidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Os potenciais apresentadores de trabalhos são servidores, alunos e comunidade em geral e, como ouvintes, podem ser quaisquer pessoas interessadas em prestigiar e participar da atividade. Alguns dos objetivos do evento são: desenvolver práticas de integração comunidade-escola através de uma aproximação intercultural; estabelecer novas relações dos sujeitos envolvidos com o complexo universo cultural e global a sua volta; proporcionar o contato com a alteridade; refletir sobre os temas cidade e viagem; resgatar a importância de cada cidade e/ou Nação no contexto globalizado; repassar os valores culturais; desenvolver a criatividade, o gosto por músicas e danças folclóricas, as habilidades de pesquisa, como também a linguagem oral e escrita; conhecer o outro respeitando a sua singularidade.

** Atenção: As atividades são abertas a quem desejar assistir. Contudo, para receber o certificado, é necessária a inscrição prévia.

Conheça, abaixo, as inúmeras modalidades de apresentação:

# Relato de viagem (apresentação oral com ou sem data show acerca da cidade visitada);

# Minioficina ou Minicurso (proposição de atividades teórico/práticas, por exemplo, minioficina de culinária, dança, música, língua, literatura, artesanato, etc.);

# Stands (exposição de materiais autênticos trazidos da viagem, por exemplo, fotos, souvenirs, postais, etc.);

# Sessão de cinema comentada (mostra de um filme relacionado com a temática citadina e posterior debate com o público);

# Mesa redonda (pequeno grupo ou turma dialogando sobre uma ou mais cidade);

# Apresentação artística (roda de capoeira, dança do ventre, apresentação teatral, apresentação musical, etc.);

# Exposição (fotográfica, artesanal, de souvenirs, etc.);

# Outras (explicitar a forma de apresentação relacionada aos objetivos).

 

 

 

 

Galeria

Feira das Cidades 01 Feira das Cidades 02. Feira das Cidades 03 Feira das Cidades 04. Feira das Cidades 05. Feira das Cidades 06 Feira das Cidades 07 Feira das Cidades 08. Feira das Cidades 09 Feira das Cidades 10. Feira das Cidades 11 Feira das Cidades 12 Feira das Cidades 13. Feira das Cidades 14 Feira das Cidades 15 Feira das Cidades 16. Feira das Cidades 17. Feira das Cidades 18 Feira das Cidades 19. Feira das Cidades 20 Feira das Cidades 21 Feira das Cidades 22.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200