Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Palestras celebraram o Dia do Administrador no Campus Canoas

Jordi Sarriera

Duas palestras envolvendo o tema empreendedorismo fizeram parte das atividades que celebraram o Dia do Administrador no Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. O evento ocorreu nesta sexta-feira, dia 9 de setembro de 2016, no auditório 1. Às 13h10min, teve início a palestra "Empreendendo com inovação e criatividade" com o sócio-proprietário da empresa Tea Shop em Porto Alegre, Jordi Sarriera.

O palestrante abordou várias questões relacionadas ao processo de produção e comunicação para o desenvolvimento de uma empresa além dos diferentes ramos de trabalho que um administrador pode atuar, desde o serviço público ao chamado nômade digital, como é chamado atualmente o trabalhador que atua via internet, sem posto de trabalho fixo.

Sarriera comentou sobre a busca de oportunidades de negócios e descreveu como desenvolveu a empresa e o sistema de franquias do qual é sócio. Ele também falou sobre a tomada de decisão e postura que o profissional deve ter ao buscar um negócio próprio.

_ Precisamos desenvolver um pensamento e trabalho que busque minimizar os riscos procurando aporte na experiência e no conhecimento. Além disso, não podemos deixar de focar em conceitos básicos como comprometimento, seriedade, otimismo, trabalho em equipe. Não basta termos uma ideia muito boa e dinheiro, é preciso empenho _ detalhou.

Após, ocorreu a palestra "A produção de copos através do corte de garrafas long neck: a experiência de projeto empreendedor com estudantes do Curso Técnico em Administração", projeto que foi desenvolvido no Campus Sapucaia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul). Os palestrantes foram os professores Alessandro Soares e Ivonete Altismo, ambos do IFSul.

Os professores falaram do case da empresa júnior do campus que fabrica copos a partir de descartes de garrafas doadas por cooperativas de catadores.

_ O custo do caco de vidro é de cerca de quatro centavos o quilo. Com menos de um quilograma, fizemos um conjunto de seis copos que são vendidos a R$ 12. Isso é uma grande valorização do produto reciclável _ comentou Soares.

A ação foi organizada pelo professor Adriano Armando do Amarante, coordenador do Curso Técnico de Administração Integrado ao Ensino Médio.

 

 

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO DO CAMPUS CANOAS

O que é um Curso Integrado ao Ensino Médio?

Um curso integrado segue uma proposta diferenciada, em que a educação profissional (técnica) se articula com as disciplinas do Ensino Médio, formando um curso único, que busca a formação integral interligada à capacitação profissional. Assim, os alunos devem concluir todas as disciplinas da área técnica específica e da formação básica, além de estágios, quando previstos, e de atividades complementares, a fim de receber seu certificado. Destaca-se que não há a possibilidade de o aluno ser certificado apenas no Ensino Médio em um curso integrado.

 

O que é o Curso Técnico em Administração?

O curso Técnico em Administração visa à formação de profissionais capazes de desenvolver habilidades administrativas de planejamento, organização, direção e controle. O curso tem como objetivo formar cidadãos que auxiliem na gestão organizacional, identificando problemas e propondo soluções sustentáveis, as quais integrem preocupações sociais, econômicas e ambientais. Adicionalmente, o curso estimulará o empreendedorismo e proporcionará aos estudantes a obtenção de conhecimentos necessários para criar e gerenciar seu próprio negócio.

O Técnico em Administração deverá ter uma visão sistêmica, compreendendo o ambiente externo e interno das organizações e suas inter-relações. Deverá entender como funcionam as organizações e quais são as ferramentas e os conhecimentos necessários para melhorar os processos administrativos. Assim, poderá contribuir para a gestão empresarial e a tomada de decisões, executando de forma eficiente as funções administrativas.

 

Ingresso

Anual. Turno da tarde

 

Duração

4 anos

 

Perfil do Egresso

O Técnico em Administração deverá ser um profissional capaz de:

  • entender as funções administrativas de planejamento, organização, direção e controle;
  • ter uma visão sistêmica do ambiente organizacional;
  • identificar e relacionar o fluxo de informações e utilizar os procedimentos necessários e recomendáveis para a tomada de decisões;
  • analisar e elaborar rotinas e procedimentos administrativos;
  • realizar as funções de apoio administrativo;
  • executar e controlar os procedimentos organizacionais;
  • identificar e interpretar resultados de estudos de mercado, utilizando-os no processo de administração;
  • arquivar e organizar documentos, gerir contas a pagar e a receber, executar operações bancárias, controlar estoques, cadastrar fornecedores e clientes, alimentar e criar planilhas de informação;
  • operar sistemas de informação gerencial;
  • gerenciar folha de pagamento, executar cálculos referentes à concessão de benefícios, preencher formulários de admissão e demissão;
  • conhecer princípios e aplicações de processos produtivos e logísticos.

 

Áreas de Atuação

O Técnico em Administração poderá atuar na área administrativa ou em alguma das áreas relacionadas à gestão (Recursos Humanos, Marketing, Produção e Finanças) em todos os tipos de empresas (de pequeno, médio ou grande porte), organizações governamentais e não governamentais. Além disso, terá formação para criar e gerir seu próprio negócio.

Galeria

Jordi Sarriera Professor Adriano Armando do Amarante Jordi Sarriera Professores Alessandro Soares e Ivonete Altismo Professores Alessandro Soares e Ivonete Altismo

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200