Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Emoção toma conta da formatura dos Cursos Técnicos Integrados em Administração e Informática

Estudantes na cerimônia de formatura realizada no dia 16 de dezembro de 2016.

Alegria, entusiamo, emoção. Sob a égide dessas três palavras ocorreu a cerimônia de formatura dos Cursos Técnicos em Administração e Informática Integrados ao Ensino Médio do IFRS - Campus Canoas, na tarde/noite do dia 16 de dezembro de 2016, em um dos miniauditórios do Prédio 11 da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). A mesa de honra contou com a presença das seguintes autoridades institucionais: o diretor-geral do Campus Canoas, Mariano Nicolao; a pró-reitora de ensino do IFRS, Clarice Monteiro Escott, representando a reitoria; a diretora de ensino do Campus Canoas, Cristiane Silva da Silva; os coordenadores dos cursos técnicos em Administração e Informática, Daniela Rodrigues da Silva e Sandro José Ribeiro da Silva; os paraninfos Ricardo Silva Ribeiro (Administração) e Rafael Coimbra Pinto (Informática), além da coordenadora de Registros Escolares do Campus Canoas, Nara Milbrath de Oliveira, que secretariou a sessão solene.

 

O evento teve a abertura oficial do diretor Mariano e, logo após, os estudantes foram chamados para terem sua primeira participação na noite festiva: Isadora Poock e Filipe de Freitas, desempenhando a função de juramentista, cada qual representando um curso, conclamaram os colegas a prestarem o juramento institucional. A partir deste ato, o procedimento oficial seguiu com o diretor-geral chamando nominalmente os estudantes e conferindo a eles o título de técnico de Administração e de Informática. A parte mais tensa, que era o recebimento da titulação, já estava consumado. O que viria depois, por meio dos discursos, guardava uma carga emocional ainda não experimentada naquela tarde/noite inesquecível para os formandos e todos os presentes. Os agora técnicos Alexsandro de Vargas Braga e Nathália Finkler Gazzo, oradores das duas turmas, recobraram, em suas falas, momentos únicos e inesquecíveis que pontuaram a vida dos discentes ao longo dos últimos quatro anos.

 

Apesar de toda a alegria que as palavras dos colegas já havia provocado, nada pode se comparar ao teor das falas entoadas pelos paraninfos dos dois cursos. O primeiro a falar foi o paraninfo do curso de Administração, Ricardo Ribeiro, que iniciou sua fala com uma carta enviada por uma ex-professora da turma, Jaqueline Otília, na qual ela se desculpou por não conseguir se fazer presente, porém resgatou, por meio de belas reminiscências, alguns momentos marcantes vividos com a turma e, ao final, desejou muito sucesso para os técnicos recém formados. O professor Ricardo, após a leitura da carta, fez seu discurso embalado, igualmente, por intensa emoção. Sua fala percorreu um caminho peculiar, pois ele não apenas trouxe instantes que para sempre acompanharão suas lembranças quando o assunto for a turma de administração. Ele fez questão de nominar um a um os estudantes ali presentes e dizer, em alto e bom tom, as contribuições que cada um trouxe a ele em forma de aprendizado durante os quatro anos de convivência tão próxima. As lágrimas nos rostos dos estudantes, da mesa de honra e da platéia foram inevitáveis.

 

O próximo a falar foi o paraninfo do curso de Informática, Rafael Coimbra Pinto, que começou seu discurso agradecendo aos discentes pela importante participação que desempenharam em sua caminhada como docente, pois, segundo suas próprias palavras, sua carreira como professor iniciou junto à turma e os estudantes não faziam ideia do quanto é difícil para alguém que tem fobia social entrar em uma sala de aula e poder gerar aprendizado não apenas aos outros, mas a ele próprio. Após as falas embaladas por muito afeto proferidas pelos paraninfos, foi a vez do diretor Mariano fazer uso da palavra e citar os feitos já alcançados pelo Instituto Federal ao longo desses pouco mais de seis anos de existência na cidade de Canoas, não deixando de enfatizar o mais importante, que é a participação direta e necessária dos estudantes, com o intuito de que a instituição continue galgando, dia a dia, novos espaços de referência na seara técnica e tecnológica.

 

A representante da reitoria, Clarice Monteiro Escott, falou na sequência e agradeceu pelo empenho e determinação dos estudantes, reiterando o quão essencial é a presença e a participação de todos nas ações promovidas pelo Instituto Federal. A seguir, houve a entrega de mimos aos servidores homenageados, aos paraninfos e aos patronos. Os homenageados pelas turmas foram os professores Adriano Armando do Amarante e Aline Noimann, pelo curso de Administração e Agner Lopes Bitencourt e Cristiane Silva da Silva, pelo curso de Informática. Ronaldo Nunes Orsini e Silvia de Castro Bertagnolli foram os escolhidos como patronos da Administração e da Informática, respectivamente. Os técnicos ainda prestaram uma singela lembrança aos pais, familiares e amigos por meio de um vídeo e entregaram um botão de rosa a cada um, representando seu reconhecimento por todo o apoio recebido ao longo dos últimos quatro anos.

 

Os estudantes do Campus Canoas e agora técnicos em Administração e Informática estão elencados abaixo:

 

ADMINISTRAÇÃO:

# Alexsandro de Vargas Braga;

# Ariane Antunes Dias;

# Brenda Karoline Cruz Nogueira;

# Giovana Carolina Dias Neto;

# Igor Murilo de Oliveira da Silva;

# Isadora Teresinha Poock Delavequia;

# Jade Gabrielle Cruz Nogueira;

# Joana Meirelles Garcia;

# Júlia Silveira Nunes;

# Laura Menestrino Prestes;

# Lucas Machado Hoisler;

# Luis Fernando Alves de Oliveira;

# Maria Eduardo de Barros;

# Thais Adams Eltz;

# Verônica Letícia Bertolini Seghetto.

INFORMÁTICA:

# Fellipe de Lima Almeida;

# Filipe de Oliveira de Freitas;

# Greici Espindola Ferreira;

# Guilherme Prezzi

# Laura Martins Dias;

# Luan Grigolo Lopes;

# Lucas Vinicius Rabelo da Silva;

# Nathália Finkler Gazzo;

# Northon Farias Iserhardt;

# Rafael Borba de Oliveira;

# Richard Leal Ramos;

# Stephano Ramos Pinto.

 

 

 

Galeria

Estudantes proferindo seu juramento institucional. Estudantes recebendo seu título (1) Estudantes recebendo seu título (2) Estudantes recebendo seu título (3) Estudantes recebendo seu título (4) Estudantes recebendo seu título (5) Estudantes recebendo seu título (6) Estudantes recebendo seu título (7) Estudantes recebendo seu título (8) Estudantes recebendo seu título (9) Estudantes recebendo seu título (10) Estudantes recebendo seu título (11) Estudantes recebendo seu título (12) Estudantes recebendo seu título (13) Estudantes recebendo seu título (1)04 Estudantes recebendo seu título (15) Estudantes recebendo seu título (16) Estudantes recebendo seu título (17) Estudantes recebendo seu título (18 Estudantes recebendo seu título (19). Estudantes recebendo seu título (20) Estudantes recebendo seu título (21) Estudantes recebendo seu título (22) Estudantes recebendo seu título (23) Estudantes recebendo seu título (24) Estudantes recebendo seu título (25) Estudantes recebendo seu título (26) Formandos na execução do hino nacional. Nara Milbrath secretariando a sessão solene Orador da turma de Administração proferindo seu discurso Oradora da turma de Informática proferindo seu discurso. Paraninfo da turma de Administração proferindo seu discurso Paraninfo da turma de Informática proferindo seu discurso Pró-reitora de ensino do IFRS proferindo seu discurso Diretor-geral proferindo seu discurso. Técnicos com os diplomas na mão. Festejo após o encerramento da cerimônia.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200