Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Semana dos Povos Indígenas no Campus Canoas debateu a cultura e a visão social e política de etnias

Semana dos Povos Indígenas 2017

Neste ano de 2017, a Semana dos Povos Indígenas ocorreu entre os dias 25 e 27 de abril no Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e em escolas da rede pública. Representantes de várias etnias participaram de debates e expuseram sua cultura, além de explanar sobre questões sociais e políticas na visão dos indígenas. O evento foi organizado pelos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) dos campi Canoas, Porto Alegre, Restinga e Alvorada do IFRS.

No primeiro dia, ocorreu uma mostra de fotos dos povos indígenas, atividade externa sobre cultura, arte e tradições na Escola Municipal Erna Würth, e exposição de artesanato no campus. Além dessas atividades, ocorreu também a exposição e conversa sobre o livro Xaladu Movimento Urbano e uma palestra com o pataxó Merong Santos que falou sobre cultura, arte e tradições indígenas.

Na quarta-feira, segundo dia, além do prosseguimento das exposições, ocorreu uma atividade externa no Colégio Estadual Jussara Maria Polidoro. À tarde, no Campus Canoas, houve um relato de visita à comunidade de Mato Preto, em Erebango, RS. Logo após, uma palestra com o kaingang Darci Emiliano. Doutorando em Educação Ambiental pela Fundação Universidade de Rio Grande (FURG), o indígena falou sobre a revitalização dos saberes e práticas kaingang. Ato contínuo, o cacique guarani André e convidados relataram a retomada do território indígena em Maquiné, RS.

No último dia, houve uma exposição de cultura, arte e tradições indígenas na Escola Municipal Pernambuco. À tarde, no campus, uma conversa com Daniela Gebelucha versou sobre a literatura indígena guarani no Rio Grande do Sul. O evento se encerrou com uma atividade externa na Escola Municipal Erna Würth na qual ocorreu a capacitação de servidores sobre cultura, arte e tradições indígenas.

As conversas realizadas em escolas da rede pública partiram de questões atuais relacionadas aos povos indígenas e a partir da interação com as questões trazidas pelo público. Em algumas edições, ocorreu também atividades corporais, como dança e pinturas corporais com jenipapo. De acordo com um dos coordenadores do evento, Paulo Faber, foi a oportunidade de conviver por algumas horas com membros de comunidades indígenas, compreender e aprender um pouco sobre suas culturas, línguas, organização de sociedade e modo de vida, de preservação da natureza e incentivo à solidariedade e colaboração humana.

Galeria

Semana dos Povos Indígenas 2017 Semana dos Povos Indígenas 2017 Semana dos Povos Indígenas 2017 Semana dos Povos Indígenas 2017 Semana dos Povos Indígenas 2017 Semana dos Povos Indígenas 2017 Semana dos Povos Indígenas 2017 Semana dos Povos Indígenas 2017 Semana dos Povos Indígenas 2017 Semana dos Povos Indígenas 2017 Semana dos Povos Indígenas 2017 Semana dos Povos Indígenas 2017 Semana dos Povos Indígenas 2017 Semana dos Povos Indígenas 2017 Semana dos Povos Indigenas 2017 Semana dos Povos Indigenas 2017 Semana dos Povos Indigenas 2017 Semana dos Povos Indigenas 2017

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200