Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Seminário no Campus Canoas aborda questões sobre agroecologia e sustentabilidade

Seminário Agroecologia e Sustentabilidade

Com a presença de diversas autoridades e de representantes de vários campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), ocorreu no Campus Canoas o Seminário Canoas de Agroecologia e Sustentabilidade. O evento foi o primeiro no instituto a reunir dezenas de professores e pesquisadores da instituição para debaterem ações conjuntas e novos rumos para a discussão do tema e um nível mais amplo. A atividade teve a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio José Minetto, da secretária estadual de Desenvolvimento Rural, Agda Ikuta, do reitor do IFRS, Osvaldo Casares Pinto, do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto, do pró-reitor adjunto de Extensão, Getúlio Jorge Stefanello Júnior e do diretor-geral do Campus Canoas, Mariano Nicolao.

A primeira palestra foi ministrada pela secretária de estado e engenheira agrônoma Agda Ikuta. Ela falou da importância do evento em nível estadual e do Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Pleapo), sobre a forma com que está sendo gerenciado, suas parcerias e desafios. Ela enfatizou a importância da agricultura sustentável e familiar, do valor simbólico dessa cultura e das adaptações regionais das plantas. A secretária lembrou também da relevância da opção em se consumir produtos orgânicos e, de preferência de produtores locais. Segundo ela, a opção por feiras de rua é uma das principais formas de ajudar o produtor a produzir mais e reduzir os custos que, em alguns municípios do Estado já se equipara aos produzidos por grandes empresas e com uso de agrotóxicos.

De acordo com Agda, é crucial que se trate a agricultura ecológica como política de Estado, e não apenas de uma gestão. Ela citou as lutas para que se retire a isenção de impostos para a venda de agrotóxicos e outros insumos não-ecológicos no Estado.

_ Com esse dinheiro dos impostos, poderíamos, por exemplo, incentivar a indústria familiar, manter as pessoas no campo e produzindo alimentos saudáveis. O que não se contabiliza é que, com um modelo mais natural de agricultura, economiza-se em investimentos em saúde pública, por exemplo _ disse a secretária.

Logo após, os compromissos do IFRS no Pleapo foram abordados pelos professores Adriana Corrent, do Campus Rolante e Luiz Rupp, do Campus Beno Gonçalves. Eles defenderam mais ações de Ensino, Pesquisa e Extensão nos campi com cursos voltados à agricultura e, além disso, investir em uma política ampla em todos os cursos de forma a ?ecologizar? os currículos para que, de uma forma ampla e multidisciplinar se possa debater e estudar a questão.

Em seguida, o professor Claudio Fioreze, do Campus Viamão, explicou o projeto EcoViamão, do Núcleo de Estudos de Agroecologia e Produção Orgânica de Viamão. E os professores Raquel Alberti e Eduardo Montezano, relataram a experiência do Núcleo de Estudos em Agroecologia do Campus Ibirubá. Os trabalhos da manhã se encerraram com um debate entre os participantes presidido pelo professor Marcos Daniel Aguiar, do Campus Canoas.

A primeira palestra da tarde ficou por conta da professora do Campus Restinga Milena Silvestre Quadros. Ela falou a respeito da construção colaborativa do Projeto Pedagógico Curricular (PCC) do curso técnico em Agroecologia do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) desenvolvido em seu campus. As iniciativas do Campus Bento Gonçalves em Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia foram demonstradas pelo professor Luis Rupp. Logo após, sobre o mesmo tema, a professora Adriana Corrent falou sobre as ações no Campus Rolante.

A última palestra do evento foi ministrada pela nutricionista da Reitoria do IFRS, Adriana Machado. Ela falou sobre as perspectivas de construção de uma política de segurança alimentar e nutricional sustentável para todos os campi do instituto. O evento se encerrou com um novo debate sobre as ações apresentadas.

Galeria

Seminário Agroecologia e Sustentabilidade Seminário Agroecologia e Sustentabilidade

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200