Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Seminário de Educação Inclusiva mobiliza comunidade

Ações de inclusão

Na manhã do sábado, dia 26 de agosto de 2017, o IFRS - Campus Canoas recebeu um público interessado em discutir e trabalhar questões relacionadas ao universo da inclusão. Durante a primeira parte da manhã, os presentes assistiram palestras que trataram sobre uma série de temáticas que fazem parte do cotidiano de quem trabalha com pessoas com deficiência. As palestrantes - profissionais que atuam na APAE de Canoas - procuraram discutir alguns pontos importantes quando o assunto central é a inclusão.

Fazer um resgate da nossa história, enfatizando de que forma as pessoas ditas 'não normais' eram e ainda são vistas pela sociedade e abordar acerca da importância de se ter conseguido aprovar a Lei Brasileira da Inclusão, em 2015, fez com que o público pudesse ter uma ideia do árduo caminho percorrido por quem não se enquadra em um padrão previamente instituído pelo corpo social. Outra questão bastante enfatizada foi a de que não devemos buscar a igualdade entre as pessoas, mas, sim, a equidade, visto que somos todos únicos. Igualdade tão somente de direitos e oportunidades, mas, no que tange às necessidades de cada um, é imprescindível desenvolvermos a sensibilidade em prol do respeito à singularidade de cada ser.

Após o intervalo, as pessoas se dividiram em três oficinas, cada qual focando em um assunto em particular, que abrange as necessidades dos PcDs, dentre estes: terapia ocupacional, comunicação alternativa e ações específicas em sala de aula.

................................................................................................................................................................................................................

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No dia 26 de agosto de 2017 (sábado), o IFRS - Campus Canoas, em parceria com a APAE, promoverá o 1º Seminário de Educação Inclusiva, das 8h às 12h. O objetivo é promover a conscientização a respeito do tema com a comunidade, por meio de atividades interacionais, como apresentações, oficinas e debates. Na primeira parte da manhã, ocorrerá o talk show denominado "Pensando os caminhos da inclusão", em que três profissionais abordam questões relacionadas à inclusão. A partir das 10h, acontecem as oficinas que abordarão três assuntos diferentes: terapia ocupacional e adaptações; fala, linguagem e comunicação alternativa e desafios que levam a ação na sala de aula. Os interessados devem optar por uma das três opções.

 

 

 

 

Galeria

Ações desenvolvidas em oficinas Ações em oficinas Apresentação com psicóloga Apresentação da pegagoga Apresentações que buscavam o respeito à diversidade. comunicação alternativa Seminário inclusivo

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200