Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Projeto do Campus Canoas é finalista do Prêmio RBS de Educação

O projeto de Ensino Releituras Machadianas do Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é um dos seis finalistas do 5º Prêmio RBS de Educação, promovido anualmente pelo Grupo RBS e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. A votação popular de iniciou nesta quinta-feira, dia 14 de setembro e se encerra em 27 de outubro. A cerimônia de premiação será em novembro.

De acordo com a coordenadora do projeto no IFRS, professora Sheila Katiane Staudt, a ideia do projeto surgiu com a necessidade de estudo do Realismo em disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura. Sendo Machado de Assis o grande expoente da literatura brasileira, a professora dessas disciplinas desde 2010 percebeu a dificuldade dos estudantes em entender os textos machadianos, o vocabulário e até mesmo o regime político da época (monarquismo) que ajuda a contextualizar os contos e romances. E por ver a dificuldade de um leitor adolescente do Século 21 em entender essas questões, foi criado o projeto Releituras Machadianas aproximar esse leitor distante cerca de 200 anos do autor.

_ Buscamos, em 2015, uma espécie de releitura dos textos machadianos por meio de um diálogo com outras artes, como cinema, teatro e até mesmo revistas em quadrinhos _ explica Sheila.

Em 2016 a ação se tornou um projeto de Ensino do Campus Canoas. Passou-se a trabalhar com curta-metragens produzidos pelos estudantes e desenvolver semanalmente os "Encontros com Machado", que são períodos de cerca de duas horas de leitura dramática e debates. Isso tudo culminou, no final do ano, com o 1º Festival Literário que premiou os estudantes e suas obras.

Em 2017, partiu-se para a realização de oficinas de roteiro para dar mais sustentação aos curtas que eram produzidos. Agora os Encontros com Machado seguem sendo feitos com mais turmas e em mais horários.

_ Isso é muito gratificante, pois marca a passagem dos estudantes pela instituição. Além do incremento dos livros na biblioteca, estamos também criando uma videoteca com os trabalhos dos alunos _ comenta a coordenadora do projeto.

 

ASSISTA AO VÍDEO DO PROJETO

https://youtu.be/iZoSN93p7LM

 

SOBRE O PROJETO

Resumo da Proposta: Machado de Assis ao mesmo tempo fascina e amedronta aqueles que intentam desvendar os enigmas existentes em seus textos. (Re)ler este escritor após tanta pesquisa de qualidade e estudos brilhantes terem sido publicados parece um desafio ainda maior. Lacunas, artimanhas, jogos, provocações, questionamentos são apenas alguns dos ingredientes que compõem a matéria-prima de seus escritos, tornando-os mais e mais instigantes a cada leitura. Para o leitor do Século 21, o contato com os textos de um dos gênios da literatura brasileira pode-se ser facilitado se (re)lido por outras mídias que dialogam com os novos processos digitais de nosso próprio tempo como, por exemplo, por meio de curtas-metragem, peças teatrais, histórias em quadrinhos, clips musicais, entre outras.

 

SOBRE O PRÊMIO

O Prêmio RBS de Educação ? Para Entender o Mundo é uma iniciativa do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) que visa a contribuir de forma efetiva na melhoria da qualidade da Educação Básica do Brasil.

Realizado pela FMSS e com consultoria do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o Prêmio RBS de Educação ? Para Entender o Mundo fundamenta-se nos princípios divulgados pelo Ministério da Educação para promover novos olhares para a realidade da educação brasileira. Em sua quinta edição, o Prêmio mantém o objetivo de valorizar educadores que disseminam práticas educativas de estímulo às habilidades de leitura e escrita. O projeto tem um eixo de formação, por meio de um curso online, revisto e ampliado a cada edição.

Com suas iniciativas na área da educação a FMSS busca proporcionar espaços de formação a todos os participantes do Prêmio e demais interessados no tema, além de compartilhar com cada cidadão a responsabilidade e o desejo de fazer a sua parte para que nossas crianças e

jovens possam aproveitar plenamente as oportunidades geradas pelo desenvolvimento do Brasil.

 

VOTE

http://www.premiorbsdeeducacao.com.br/

 

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200