Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Setembro amarelo trabalha prevenção contra o suicídio

setembro amarelo

O mês de setembro é alusivo à prevenção do suicídio e, por isso, é conhecido como setembro amarelo. O intuito é alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. O suicídio é um problema de saúde pública. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. É considerado por especialistas como um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não percebem os sinais que denunciariam que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. É necessário, porém, que a pessoa busque ajuda e atenção de quem está a sua volta.

A questão é: Você deve e pode ajudar! Mas como?

A pessoa que está em uma crise suicida se percebe sozinha, isolada, triste, deprimida. Se houver uma aproximação e o questionamento 'tem algo que eu possa fazer para te ajudar?', a pessoa pode sentir abertura para desabafar. Nesta hora ter alguém para desabafar pode fazer toda a diferença. E qualquer um pode ser um 'ombro amigo', que ouve sem fazer críticas ou dar conselhos. Quem decide ajudar não deve se preocupar com o que vai falar. O importante é estar preparado para ouvir, respeitando o momento e a forma de pensar destas pessoas.

A Coordenadoria de Assistência ao Educando [CAE] do IFRS - Campus Canoas, juntamente ao Grêmio Estudantil e ao estudante Maximiliano Kunrath prepararam um mural interativo que está anexado ao aquário do prédio 1, com a intenção promover a conscientização acerca da temática do suicídio.

Acesse o vídeo sobre a campanha AQUI.

 

Galeria

Setembro amarelo no campus 1 Setembro amarelo no campus 2 Setembro amarelo no campus 3 Setembro amarelo no campu 4 Setembro amarelo no campus 5.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200