Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

1ª Jornada das Humanidades promoveu reflexões sobre o contexto de vida na sociedade

1ª Jornada das Humanidades

A primeira edição da Jornada das Humanidades do Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) ocorreu nos dias 24 e 25 de outubro de 2017. O objetivo foi fortalecer os laços entre Pesquisa, Ensino, Extensão e a comunidade acadêmica, articulando questões contemporâneas que estão envolvidas no contexto social, promovendo e mantendo a solidariedade na sociedade. O evento envolveu as disciplinas de Sociologia, História, Geografia, Filosofia e Pedagogia. Nos debates, ocorreu a reflexão acerca de temas como saúde, meio ambiente, gênero e sexualidade, além de questões étnicas e raciais e educação.

A abertura e a primeira mesa-redonda ocorreram no início da tarde da terça-feira, dia 24. A temática foi políticas de saúde. No primeiro momento, a representante do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Andréa Fachel Leal falou a respeito dos desafios e dilemas na prevenção ao HIV/Aids. Logo após, o professor do Programa de Pós-Graduação da UFRGS Bruno Kauss promoveu a reflexão sobre as novas tecnologias, cuidado de si e direitos em tempos de risco do vírus HIV.

No final da tarde, ocorreu um cinedebate coordenado por Caio Cerqueira e Olívia Tavares após a projeção do documentário "Pru que der e vier", dirigido por Gilberto Rios. Já no início da noite, outra mesa-redonda encerrou as atividades do primeiro dia de jornada. O tema girou em torno de questões étnicas e raciais. No primeiro momento, o representante do Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos do Rio Grande do Sul (Iacoreq/RS) Ubirajara Toledo discorreu a respeito dos territórios quilombolas no Estado. Em seguida, a professora do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Drª Rosemar Lemos falou sobre as políticas de ações afirmativas nas instituições federais.

Na manhã do segundo dia de jornada, uma mesa-redonda teve como tema as políticas públicas de educação em tempo de redefinição do papel do Estado. O debate foi coordenado pelos professores Jaqueline Villafuerte Bittencourt, da Escola de Administração da UFRGS, e Romir de Oliveira Rodrigues, do Campus Canoas do IFRS.

À tarde, ocorreu um novo cinedebate. Desta vez, a projeção escolhida foi a do filme "Nunca me sonharam", dirigido por Cacau Rhoden. Em seguida, uma nova mesa-redonda tratou a respeito da imigração no país. O representante do Grupo de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados (Gaire/UFRGS) Jonas Camargo apresentou o projeto "Histórias de um Brasil imigrante". A 1º Jornada das Humanidades do Campus Canoas do IFRS se encerrou com a palestra do professor do Campus Bento Gonçalves Vinicius Lima Lousada. Ele falou sobre o tema "Educação ambiental popular: limites e possibilidades".

Galeria

1ª Jornada das Humanidades 1ª Jornada das Humanidades 1ª Jornada das Humanidades 1ª Jornada das Humanidades 1ª Jornada das Humanidades 1ª Jornada das Humanidades 1ª Jornada das Humanidades 1ª Jornada das Humanidades 1ª Jornada das Humanidades 1ª Jornada das Humanidades 1ª Jornada das Humanidades 1ª Jornada das Humanidades 1ª Jornada das Humanidades

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200