Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) promove ações extensionistas em escolas de Canoas

atividade do neabi nas escolas.

No dia 02 de novembro aconteceu, na Escola Municipal Pernambuco, em Canoas, a primeira etapa da oficina de cerâmica indígena, promovida pelo projeto extensionista chamado Ceramicando, idealizada pelo IFRS - Campus Feliz. A oficina foi ministrada por Viviane Diehl, professora do Campus Feliz e coordenadora do projeto, com o auxílio de três bolsistas. A atividade faz um resgate histórico da relação entre a cerâmica e a cultura indígena, especialmente no que se refere à etnia Guarani, promovendo um exercício de modelagem em argila e a construção de um forno de tijolos para queima das peças.

A atividade é fruto de uma parceria entre o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas [Neabi] do IFRS - Campus Canoas, atualmente sob a coordenação do servidor Paulo Faber, e as escolas da rede municipal, sendo que variadas ações desta natureza já ocorrem desde o ano passado. Algumas das turmas inscritas nesta etapa recordaram ter participado das atividades do mês do indígena, realizadas no começo do ano, quando representantes de três etnias (Pataxó, Guarani e Kaingang) promoveram rodas de conversa a respeito de aspectos atuais de organização e cultura indígena, na perspectiva dos próprios indígenas. Outra atividade realizada com estas turmas, nas dependências do IFRS - Campus Canoas, foi a participação nas oficinas de dança negra, ocorridas no mês de setembro, ministradas pelo coreógrafo Daniel Amaro.

Ao participar das oficinas de cerâmica indígena, os alunos puderam correlacionar saberes advindos tantos das rodas de conversa, quanto dos conteúdos trabalhados pelos professores nas disciplinas, além de manter uma relação mais continuada com o campus. Esta relação próxima com turmas de sétimo, oitavo e nono anos faz com que a instituição se torne parte da rotina dos estudantes e possibilite o interesse deles em futuramente estudar no Campus Canoas. As escolas atendidas com este projeto foram as que estavam mais próximas do campus, em bairros com maior vulnerabilidade social, como a Erna Würth e a Jussara Polidoro, ambas localizadas no bairro Guajuviras, e a Pernambuco, localizada no bairro Niterói.

Segundo Josiane Tesch, professora de Artes no munícipio de Canoas, as atividades permitem ampliar as aulas no atendimento às relações afro-brasileiras e indígenas na educação, conforme previsto na Lei nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A continuidade de atividades realizadas pelo Neabi tem sido pensada em conjunto com os professores das escolas parceiras, especialmente da área de Artes, História e Literatura, para, além de cumprir a função de extensão do núcleo, também estreitar os laços entre estas escolas e o IFRS.

Galeria

neabi atividade atividade neabi

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200