Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campus Canoas promove a Semana do Livro

Convite - Semana do Livro

 

Os servidores da Biblioteca e as professoras da área de Letras convidam a todos a participar das atividades da Semana do Livro, descritas no convite em anexo.

 

Semana do livro!

 

Dia 18/04 - Dia do Livro Infantil

Talvez estejamos certos em afirmar que aquele que nunca ouviu falar de Emília, Tia Nastácia, Dona Benta e tantos outros não tenha tido verdadeira infância. Tais personagens do escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato são aventuras que fazem, necessariamente, parte da nossa cultura.

José Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, em 18 de abril de 1882, e é considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira.

A importância maior de Lobato reside no fato de que ele soube criar histórias bem brasileiras a partir de nossos costumes, envolvendo histórias do folclore nacional que dialogam com a literatura universal.

Comemorar o Dia Nacional do Livro significa também demonstrar o valor e a importância da leitura, o que Lobato bem sabia quando afirmou que "Um país se faz com homens e livros"!

As histórias de Lobato ainda hoje encantam as crianças; portanto, celebrar essa data significa manifestar o renascer do desejo de ler e a busca pela literatura e pelo conhecimento que dela emana!

 

Dia 23/04 - Dia Internacional do Livro e Dia dos Direitos do Autor

23 de abril é o Dia Internacional do Livro, data escolhida pela UNESCO desde o ano de 1995. Nesse dia, também é comemorado o Dia dos Direitos do Autor, lembrando aquele que escreve o livro.

Segundo vários calendários, nessa data faleceram dois grandes escritores: Cervantes e Shakespeare. Na Catalunha, o 23 de Abril é dia de São Jorge, padroeiro da Espanha. Relaciona-se também à primavera e à Feira das Rosas que, desde o século XV, é celebrada na praça de Sant Jaume, localizada na sede do Governo da Catalunha.

Essa tradição, associada ao fator religioso, torna a rosa o símbolo do amor e o livro o símbolo da cultura, o que transformou o dia 23 de abril na data mais comemorada por todos os catalães. Também é uma forma de honrar a velha tradição catalã, segundo a qual, nesse dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro.

Em 1926, a Espanha instaurou o dia 23 de abril como Dia do Livro, pois tal data coincide com a morte de Cervantes. A Inglaterra, contudo, já celebrava o livro no mesmo dia devido à morte de Shakespeare. Assim, na Catalunha, o 23 de Abril é o dia de São Jorge, da rosa e do livro: o dia do Santo Padroeiro, do amor e da cultura. Até hoje uma rosa é oferecida a quem comprar um livro.

 

O livro é uma forma universal de transmissão de conhecimento. Por isso, ele une culturas tão diferentes, países tão distantes entre si. Doar livros nesta data é uma forma de demonstrar que a cultura está viva e você está colaborando para a propagação do conhecimento.

 

Biblioteca do IFRS - Campus Canoas

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200