Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Corrida de orientação mobiliza alunos no sábado letivo

Alunos na 1ª edição da corrida de orientação do Campus Canoas

No dia 05/11, os alunos do Campus Canoas vivenciaram uma manhã diferenciada. Corrida de orientação foi o nome da atividade promovida por este sábado letivo. Estudantes e servidores foram até o Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), para vivenciar, em grupo, momentos de muita diversão.

O objetivo da corrida de orientação é percorrer uma determinada distância em um local variado e desconhecido, obrigando os participantes a passar obrigatoriamente por determinados pontos no terreno. Estes pontos pré-definidos são apresentados num mapa que é distribuído a cada concorrente. O mapa é uma carta topográfica que contém as informações básicas do local a ser desbravado.

Para a realização da atividade, os alunos foram divididos em oito grupos. Cada grupo contava com um mapa do parque, além de portar uma bússula para orientação. Os discentes do IFRS uniram-se aos jovens da Brigada Militar e da Patrulha Ambiental, presentes no parque, para formação das equipes de competidores. Os participantes deveriam encontrar a localização exata dos prismas (pontos de controle que tem como função identificar se o grupo passou no local demarcado no mapa). Cada prisma continha uma questão a ser resolvida pela equipe, além de apresentar fragmentos de um texto, que deveria ser montado de forma correta e ser entregue no instante da chegada dos participantes na reta final.

As perguntas feitas obrigavam o grupo a permanecer unido para respondê-las. A equipe vencedora deveria completar o percurso no menor tempo, além de responder corretamente a todas as questões apresentadas e, ainda, deveria entregar o texto montado na sequência certa.

No final, o mais importante num evento desta natureza não é a vitória em si, mas, sim, a integração dos participantes em prol de um objetivo comum. Estimular o espírito de equipe e propiciar instantes preciosos de descoberta e conhecimento foram, também, elementos norteadores essenciais desta atividade extraclasse de caráter pioneiro.

Galeria

Corrida de orientação - 05.11 Corrida de orientação Equipe à procura dos prismas Equipes resolvendo as tarefas Explicações antes do início da corrida Momento inicial - concentração das equipes

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200