Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Veja as perguntas e respostas mais frequentes sobre o Processo Seletivo do Campus

Veja as perguntas e respostas mais frequentes sobre esse Processo Seletivo

1) Quem pode cursar cada modalidade de curso técnico?

O Campus Canoas do IFRS oferece cursos técnicos em diversas modalidades. Cada uma para um tipo de formação. No segundo semestre de 2010 são oferecidos cursos nas modalidades subsequente e Proeja.

Os Cursos Subsequentes, Técnico em Informática e Técnico em Eletrônica, oferecidos neste semestre, são cursos de formação profissional que podem ser cursados apenas por candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio.

O curso de Proeja, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, é voltado apenas a candidatos maiores de 18 anos, que ainda não tem Ensino Médio. Ele é um curso mais rápido (três anos) que, além da formação profissional, é um curso EJA de Ensino Médio.

2) Para quem estiver cursando o Ensino Médio ou concluiu recentemente o Ensino Fundamental, não tem Curso Técnico?

Neste semestre não. A partir do início do ano de 2011, quem completou recentemente o Ensino Fundamental terá a oportunidade de se inscrever nos Cursos Integrados. Nestes cursos o Ensino Médio regular é cursado juntamente com a formação profissional, em um período de quatro anos.

Os cursos integrados iniciam sempre com o início regular do ano letivo. Por isso, não há oferta no meio do ano.

 

Para quem já iniciou o Ensino Médio existem duas opções:

  • quem estiver logo no início pode optar por um curso integrado, nesse caso irá iniciar desde o primeiro ano novamente, em conjunto com a formação profissional. A necessidade de reiniciar o ensino médio é devido a todas as disciplinas serem diferenciadas e já levando em consideração a formação profissional.
  • para quem já está mais avançado, a opção é completar o Ensino Médio, e, apenas após tê-lo completado, inscrever-se para os cursos subsequentes do IFRS.

Não existe no Campus Canoas do IFRS cursos técnicos que possam ser cursados paralelamente ao Ensino Médio comum feito em outra escola.

Quem quiser se inscrever para os cursos integrados de 2011 deve aguardar a chamada que ocorrerá provavelmente a partir de setembro de 2010.

 

3) O Campus Canoas do IFRS não iria oferecer Cursos Superiores?

Sim, serão ofertados Cursos Superiores. A previsão é de oferta inicial já em 2011.

Quem quiser cursar deve se inscrever para o Enem, cujas inscrições estão abertas até o dia 9 de julho. A nota dessa avaliação será utilizada na seleção para o ingresso nesses cursos.

 

4) Errei minha inscrição, o que faço?

Se você se inscreveu para um curso nesse processo seletivo e desejaria na verdade ter realizado a inscrição em outro, o sistema não irá permitir. Para corrigir o erro é necessário escrever uma solicitação assinada ou de próprio punho indicando o curso errado e a correção necessária. Essa solicitação deve ser entregue com uma cópia da carteira de identidade e uma cópia do comprovante da inscrição errada na sala do IFRS na Secretaria de Educação de Canoas.

CLIQUE AQUI para realizar sua inscrição.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200