Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

IFRS adere ao Projeto Esplanada Sustentável

O Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul (IFRS) aderiu no último mês ao Projeto Esplanada Sustentável (PES). A partir de agora todos os materiais gráficos produzidos pelo instituto levarão o selo "IFRS apóia o Projeto Esplanada Sustentável".

Através da produção destes materiais pretende-se conscientizar a comunidade acadêmica para uso racional dos recursos naturais. Esse projeto é uma iniciativa conjunta dos Ministérios do Planejamento, Meio Ambiente, Minas e Energia, e de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que tem por objetivo incentivar órgãos e instituições públicas federais a adotarem um modelo de gestão organizacional e de processos estruturados na implementação de ações voltadas ao uso racional de recursos naturais, promovendo a sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração Pública Federal.

Com essa iniciativa busca-se:

  • melhorar a qualidade do gasto público pela eliminação do desperdício e pela melhoria contínua da gestão dos processos;
  • incentivar a implementação de ações de eficiência energética nas edificações públicas;
  • estimular ações para o consumo racional dos recursos naturais e bens públicos;
  • garantir a gestão integrada de resíduos pós-consumo, inclusive a destinação ambientalmente correta, além de melhorar a qualidade de vida no ambiente do trabalho, e reconhecer e premiar as melhores práticas de eficiência na utilização dos recursos públicos, nas dimensões de economicidade e socioambientais.

 

Espera-se que o PES seja um agente de mudança sobre as seguintes perspectivas:

  • Nova visão de Gestão - execução eficiente da despesa mediante a pactuação de resultados com os Ministérios, mediante o estabelecimento de metas de redução de despesas; gerando uma nova cultura de gastos com execução das despesas de forma sustentável por meio da introdução da variável socioambiental.
  • Buscando a valorização do órgão - reconhecimento (financeiro) às economias obtidas pelos Ministérios, por meio da devolução de até 50% do resultado alcançado a ser aplicada na melhoria da qualidade do gasto.
  • Valorização do Gestor - reconhecimento (não financeiro) aos melhores gestores, mediante a entrega de certificado de bom desempenho.
  • Valorização das boas práticas - haverá trocas de boas práticas entre os Ministérios participantes por meio da Rede Esplanada Sustentável, além de orientações de especialistas nas diversas áreas.

 

Por meio do projeto espera-se criar consciência junto aos servidores, quanto a eficiência do gasto por meio do combate ao desperdício de recursos.

 

Clique AQUI para mais informações.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200