Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Exame Nacional do Ensino Médio recebe inscrições

Nesta segunda-feira 13 de maio, o Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Candidatos interessados em ingressar em instituições de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) têm até o dia 27 de maio, às 23h59min, para fazer a inscrição.

O exame será realizado nos dias 26 e 27 de outubro.As inscrições devem ser feitas pela internet na página do Enem. A taxa de inscrição é de R$ 35 e deve ser paga até o dia 29 de maio. Concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escolas da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

O Enem avalia o desenvolvimento escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio e é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sisu, que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Uma boa avaliação no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciências sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

Para mais informações, CLIQUE AQUI e acesse a página do Enem.

Ingresso no IFRS

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) utiliza a nota do Enem como uma das formas de ingresso nos seus cursos de graduação no processo seletivo de final de ano.

No ingresso de 2013/1, 50% (por cento) das vagas foram reservadas para os melhores candidatos do Enem. Para quem não quer aguardar até o final do ano para tentar uma vaga no IFRS, é possível participar do processo seletivo do meio do ano.

O Câmpus Rio Grande está com as inscrições abertas até 7 de junho, nos Câmpus Porto Alegre e Restinga as inscrições vão até 12 de junho e no câmpus Erechim o período de inscrição vai até 5 de julho. No total são 778 vagas, entre cursos técnicos e de graduação, todas para início no segundo semestre de 2013.

Mais informações, CLIQUE AQUI.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200