Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Estudantes do IFRS preparam-se para intercâmbios pelo Ciência sem Fronteiras

Treze alunos de cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) se preparam para viajar para outros países pelo programa Ciência sem Fronteiras. Para esclarecer dúvidas e reduzir as ansiedades desta fase, as pró-reitorias de Extensão e de Pesquisa e Inovação promoveram um encontro dos estudantes na Reitoria no dia 17 de julho. O grupo foi recebido pela reitora, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, que colocou a instituição à disposição para auxiliá-los. "Temos orgulho de proporcionar esta experiência e sabemos que vocês nos ajudarão a construir um novo processo educacional", salientou.

Os graduandos irão para Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Irlanda e Noruega, onde ficarão por, no mínimo um ano, estudando em outras instituições de ensino e recebendo uma bolsa de auxílio do governo federal. As disciplinas serão aproveitadas em seus cursos ou registradas como complementares.

Durante a reunião, eles falaram de expectativas, dificuldades e trocaram experiências, inclusive com uma aluna que já participou do programa. Gina Mikowaiski Valent, da Assessoria Internacional do IFRS, lembrou que eles serão embaixadores do instituto nos países em que irão estudar. "As pessoas nas universidades estrangeiras formarão a imagem do IFRS e do Brasil a partir da ideia e da imagem que vocês passarem, pois vocês estarão nos representando nesses países", frisou.

A aluna de Gestão Ambiental do Câmpus Sertão, Magda Barbosa, compartilhou vivências com os novos bolsistas do programa. Ela retornou de um ano de estudos na Universidade de Tor, em Roma (Itália), neste mês de julho. "É um grande aprendizado, não apenas intelectual, mas cultural e emocional. Ao conviver com pessoas de diferentes hábitos e culturas, nos tornamos mais maduros e tolerantes", contou.

Experiências que os estudantes Eduardo Rech e Carolina de Abreu, ambos do curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia, do Câmpus Bento Gonçalves, estão ansiosos para viver. "Ir para a Espanha é um sonho, pois é um dos principais países da enologia. Fiz curso de espanhol planejando um dia ir para lá", disse Eduardo, que embarca em setembro para um ano na Universidade de Cadiz. Carolina vai para os Estados Unidos, em data ainda a ser definida. "Pretendo me empenhar na área de pesquisa e, na volta, dar continuidade, já pensando em um mestrado. A iniciação científica despertou meu interesse pela carreira acadêmica", contou.

 

O Programa Ciência sem Fronteiras

O Ciência sem Fronteiras é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior, mantendo contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e à inovação.

Gina Mikowaiski Valent recomenda que os estudantes do IFRS interessados em participar das seleções fiquem atentos, pois constantemente há novas chamadas divulgadas no sítio do programa. "Também é necessário uma preparação: estudar o idioma do país de interesse, ter um bom rendimento acadêmico, participar de algum programa de iniciação científica ou de iniciação à docência. Outra exigência é ter uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)."

 

Participantes:

  • Adrielen Canossa, Câmpus Bento Gonçalves, país de destino: Itália
  • Alan Serafini Betto, Câmpus Sertão, país de destino: Itália
  • Anelise Girardi, Câmpus Bento Gonçalves, país de destino: Itália
  • Carolina Monteiro Abreu, Câmpus Bento Gonçalves, país de destino: Estados Unidos
  • Caroline Borba da Silva, Câmpus Porto Alegre, país de destino: Itália
  • Cesar Perdomo Purpper, Câmpus Porto Alegre, país de destino: Irlanda
  • Eduardo Rech, Câmpus Bento Gonçalves, país de destino: Espanha
  • Emanuel Manica, Câmpus Sertão, país de destino: Itália
  • Fabio Goulart Andrade, Câmpus Bento Gonçalves, país de destino: Noruega
  • Fernanda Bebber Scopel, Câmpus Bento Gonçalves, país de destino: Itália
  • Leonardo Ferrari, Câmpus Bento Gonçalves, país de destino: Espanha
  • Rodrigo Zanette, Câmpus Bento Gonçalves, país de destino: Itália
  • Wagner Ramone Jahnke Dias, Câmpus Canoas, país de destino: França

 

Carine Simas, Assessoria de Comunicação da Reitoria do IFRS

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200