Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Revista científica #Tear recebe artigos sobre educação a distância

Foi prorrogado, até 30 de setembro, o prazo para submissão de trabalhos ao dossiê "Tecnologias aplicadas ao ensino não presencial" da #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Será o volume 2, número 2 da publicação. Os artigos podem ser submetidos pelo sítio eletrônico da revista, através de cadastro pelo menu e envio online do artigo. São organizadores do volume os professores dr. Alexandre Jesus da Silva Machado (IFRS) e dra. Angélica Conceição Dias Miranda (FURG).

 

A #Tear é uma publicação científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), de responsabilidade do Projeto de Pesquisa Leitura em Rede (IFRS; Probiti/Fapergs). Seu propósito é divulgar a produção científica de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação profissional, em suas relações com a ciência e a tecnologia. Publica artigos, resenhas, entrevistas, entre outras contribuições acadêmicas, em português, inglês e espanhol. Sua periodicidade é semestral. Mais informações e contatos podem ser obtidos no sítio eletrônico da revista.

 

Sinopse do volume 2, número 2: As tecnologias educacionais são concebidas como subsídios e/ou técnicas empregados com a intenção de facilitar o processo de ensino e de aprendizagem. Nesse grupo, é possível incluir desde os recursos tradicionais, como quadro e giz, até os recursos da informática, como o projetor multimídia, e da internet, como os ambientes virtuais de aprendizagem. Não é possível esquecer, também, do papel das mídias na educação, que podem tornar o ensino mais atrativo, capaz de melhorar o desempenho educacional. Tratando especificamente do ensino não presencial, as tecnologias ganham uma importância ainda maior; tornam-se, assim, um grande aliado à educação por revigorarem as noções tradicionais de tempo e espaço, que passam a existir sob outras perspectivas. Sabemos que a internet apresenta bons subsídios ao ensino não presencial, como wiki, blog, webquest, Moodle, porém não é possível limitar-se à internet e à informática. Nesse contexto, é proposto o dossiê "Tecnologias aplicadas ao ensino não presencial", vinculado à #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. São organizadores do volume os professores dr. Alexandre Jesus da Silva Machado (IFRS) e dra. Angélica Conceição Dias Miranda (FURG).

 

** Tear **: O tear representa, nas culturas orientais, a estrutura e o movimento do universo em processo de (re)criação contínua. Do tear vem o trabalho de tecelagem, o qual é composto de múltiplos fios que, juntos, formam uma rede pelas mãos do tecelão. Dessa forma, a revista Tear busca ser uma fonte geradora de redes de conhecimento em educação, ciência e tecnologia, as quais são construídas e reconstruídas pelas mãos e pelas mentes daqueles que o tecem: os pesquisadores.

 

 

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200