Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Site do Projeto de Acessibilidade Virtual é premiado pelo segundo ano consecutivo

O Site Modelo de Acessibilidade Virtual, do Projeto de Acessibilidade Virtual (PAV), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), foi premiado pelo segundo ano consecutivo no Todos@Web - 2º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web. A iniciativa foi novamente a segunda colocada na categoria Projetos Web - Instituições / Entretenimento / Cultura / Educação / Informação / Blogs. A cerimônia ocorreu no Memorial da Inclusão do Memorial da América Latina, em São Paulo, no dia 3 de dezembro.

 

O concurso é promovido pelo Escritório Brasil do World Wide Web Consortium (W3C), por determinação do Comitê Gestor da Internet, em parceria com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência / São Paulo. Visa promover nacionalmente a acessibilidade na web, de forma a conscientizar desenvolvedores e homenagear ações em prol do acesso de pessoas com deficiências na web. Na edição de 2013, teve 66 inscritos em diferentes categorias.

 

O Site Modelo de Acessibilidade Virtual passou por três etapas de avaliação, chegando aos finalistas após testes com validadores automáticos e testes realizados manualmente por especialistas da área de acessibilidade. O servidor Lael Nervis apresentou o projeto e recebeu a premiação em nome do PAV.

 

No site, é possível encontrar ferramentas, diretrizes e informações para a implantação de sites acessíveis; informações sobre recursos de Tecnologia Assistiva; manuais de leitores e ampliadores de tela, mouses e teclados alternativos, entre outros; informações e recursos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais; notícias e eventos relacionados à acessibilidade e inclusão; além de informações sobre o projeto e as ações em desenvolvimento. Também serve de modelo para quem pretende implementar um site acessível, já que seu código está disponível para download.

 

O Projeto de Acessibilidade Virtual conta com a participação dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul (IFRS), do Ceará (IFCE), e Baiano (IFBaiano). Desenvolve-se, atualmente, em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por intermédio do Departamento de Governo Eletrônico.

 

 

 

 

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200