Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Curso de Pedagogia para professores da rede pública recebe inscrições

 

Estão abertas até 13 de janeiro as inscrições para licenciaturas gratuitas voltadas a professores da rede pública de educação básica, pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) oferece o curso de Pedagogia nos câmpus Bento Gonçalves e Porto Alegre. O curso é na modalidade primeira licenciatura e tem início previsto para o segundo semestre de 2014.

 

Para concorrer às vagas, os professores devem: a) realizar seu cadastro e pré-inscrição na Plataforma Freire; b) estar cadastrado no Educacenso na função Docente ou Tradutor Intérprete de Libras na rede pública de educação básica; e c) ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de Educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.

 

A pré-inscrição não garante a efetivação da matrícula, que está condicionada à comprovação dos requisitos para a participação e às normas e procedimentos acadêmicos da instituição.

 

O Parfor tem o objetivo de promover a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no país. Está implantado em regime de colaboração entre a Capes, os estados, municípios, Distrito Federal e as instituições de educação superior. Por meio do programa, é fomentada a oferta de turmas especiais em cursos de:

 

Licenciatura: para docentes ou tradutores intérpretes de Libras em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior ou que, mesmo tendo essa formação, se disponham a realizar curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atua em sala de aula;

 

Segunda licenciatura: para professores licenciados que estejam em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica e que atuem em área distinta da sua formação inicial, ou para profissionais licenciados que atuam como tradutor intérprete de Libras na rede pública de Educação Básica; e

 

Formação pedagógica: para docentes ou tradutores intérpretes de Libras graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica.

 

 

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200