Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus comemora o dia da matemática

Alunos atentos à programação do dia da matemática

 

O dia da matemática é celebrado em 06 de maio. Para lembrar essa importante data, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Canoas organizou algumas atividades para aproximar essa disciplina do nosso cotidiano.

Durante toda a manhã do dia 06/05, os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática e demais interessados puderam usufruir de uma programação que contou com as seguintes ações: oficinas de Introdução à Combinatória no Ensino Médio - Matrizes: pixel a pixel, ministrada pelo professor Claudiomir Feustler Rodrigues (IFRS - Câmpus Canoas) e de Tecnologias no Ensino de Matemática, ministrada pela professora Márcia Notare (UFRGS).

Desde a semana anterior à comemoração oficial da data, no saguão do Bloco A - prédio administrativo, vários jogos e desafios, que buscavam trabalhar o raciocínio lógico, ficaram à disposição do público interno e externo, com o intuito de promover a aproximação e a interação das pessoas com o amplo universo da matemática.

 

 

Algumas informações adicionais a respeito do dia da matemática:

  • É comemorado desde o ano de 2004.
  • O Decreto nº 12.835 institui oficialmente, em território nacional, o dia 06/05 como o dia da matemática.
  • Nesta data, é comemorado o aniversário do professor de matemática Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido pelo pseudônimo de Malba Tahan.
  • A necessidade da utilização do pseudônimo, deveu-se ao fato de um jornal rejeitar o material que lhe era enviado e, portanto, Júlio passou a assinar com outro nome, na esperança de que, dessa forma, o jornal publicasse seus materiais, pensando tratar-se de um escritor estrangeiro.
  • Malba Tahan mudou a perspectiva com que a matemática era vista, fornecendo a essa disciplina maneiras divertidas, diversificadas e inovadoras de serem trabalhadas.
  • Dica de leitura: O Homem que Calculava: aventuras de um singular calculista persa.

 

 

Galeria

Famoso quebra-cabeça conhecido como Torre de Hanói Jogo denominado Tangram, que trabalha raciocínio lógico Professor ministrando oficina durante o dia da matemática Professora interagindo com o público e explicando a importância da matemática Quebra-cabeça à disposição para ser resolvido Saguão do prédio administrativo, que deixou jogos e desafios à disposição do público Um dos desafios propostos para serem resolvidos

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200