Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Educação e diversidade cultural em destaque no volume 3 da #Tear

 

A #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia publicou o volume 3, número 1 (2014), com o dossiê "Educação e diversidade cultural: as relações de gênero e as relações étnico-raciais no ensino". A edição está disponível no SITE da revista eletrônica.

De responsabilidade do Projeto de Pesquisa Leitura em Rede (IFRS; Probiti/Fapergs), a #Tear é uma publicação científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Confira abaixo os textos do volume 3.

 

Dossiê:

* As relações étnico-raciais negra e indígena na escola: possibilidades de ações pedagógicas reduzindo o preconceito - Zuleika Andradas Albuquerque.

* As relações de poder nas instituições escolares: pressupostos teóricos convergentes em Max Weber e Pierre Bourdieu - Telma Aparecida Silva Santos.

* Filosofia africana para descolonizar olhares: perspectivas para o ensino das relações étnico-raciais - Adilbênia Freire Machado.

* Gênero, corporeidade e relações étnico-raciais na EJA/PROEJA - Sandra Maria Glória da Silva, Maria Aparecida da Silva.

* Literatura afro-brasileira em livros didáticos de ensino médio: uma produção em busca de reconhecimento - Marcia Froehlich.

* Livros didáticos de história no contexto da lei nº 10.639/2003: algumas contribuições e discussões para análise de materiais didáticos e os resultados pós-lei - Paula Ricelle Oliveira, André Ricardo Barbosa Duarte.

* O ensino de geografia e a cultura africana e afro-brasileira na escola - Clézio dos Santos.

* O estigma da raça: crianças negras, educação básica e racismo - Beatriz Giugliani.

* Por uma educação das relações étnico-raciais - Jurandir de Almeida Araújo, Beatriz Giugliani.

* (Trans)narrativas de fronteira - Claudio Eduardo Resende Alves, Maria Ignez Costa Moreira.

 

Seção Livre:

* Análise do perfil de aluno e egresso de cursos técnicos por meio de data mining: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense - Ana Carla de Souza Gomes dos Santos, Thiago de Paiva Menezes, Henrique Rego Monteiro da Hora.

* Análise de livro didático: um exercício de abstração reflexionante durante a formação docente em matemática - Rodrigo Sychocki Silva.

* Gestão sustentável do trânsito em cidades pequenas e médias: uma abordagem para cursos MBA/EAD -Fernanda Antonio Simões, Helena Gemignani Peterossi, Eliane Antonio Simões.

* Planejar e avaliar: atos indissociáveis para uma aprendizagem significativa - Cassiano Scott Puhl, Vanessa Cristina Rech Viganó.

* Visualização de integrais impróprias em um parâmetro com o auxílio do Geogebra - Francisco Regis Vieira Alves.

 

Resenhas:

* Uma introdução ao pensar queer - Profa. Cássia Rodrigues Gonçalves.

 

Espaço Plural:

* A imprensa na pesquisa historiográfica: uma abordagem da História da Educação - Diana Mauer, Nínive Girardi.

* O desenvolvimento linguístico-cultural e a formação profissional: um estudo de caso sobre a situação do ensino da língua estrangeira nos institutos federais - Andrés Vidal Berriel, Maiara Schein Trevisol.

 

 

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200