Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Encontros abordam ações inclusivas e respeito às diversidades

 

Com o objetivo de aprimorar as ações de inclusão e respeito às diversidades no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), servidores reuniram-se em duas atividades de capacitação promovidas pela Assessoria de Ações Inclusivas. O Encontro de Capacitação dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnes) ocorreu nos dias 7 e 8 de agosto de 2014 e o Encontro de Capacitação dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) foi realizado em 11 e 12 de agosto, ambos no Câmpus Bento Gonçalves. As atividades tiveram transmissão simultânea por webconferência.

 

Encontro dos Napnes

 

Com o tema central "Por um currículo inclusivo", o evento promoveu reflexões sobre as necessidades das pessoas com deficiência, as dificuldades de aprendizagem, as altas habilidades/superdotação e como trabalhar com um currículo que atenda à diversidade dos alunos. A mesa de abertura foi composta pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Osvaldo Casares Pinto, e pelo diretor do Câmpus Bento Gonçalves, Luciano Manfroi.

 

"A inclusão compreende atender diversidades e quebrar barreiras arquitetônicas, de comunicação e principalmente educacionais", salientou Osvaldo, que resgatou o histórico da inclusão na educação federal brasileira.

 

Foram palestrantes no primeiro dia a presidente da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação, Sheila Thorma da Silveira, e a professora de Língua Brasileira de Sinais Gisele Maciel Monteiro Rangel, do Câmpus Alvorada. No dia 8, ocorreu a Oficina de Flexibilização Curricular, com o presidente da Associação Nacional dos Educadores Inclusivos e professor do IFBrasília, Franclin Nascimento, e a coordenadora de Ações Integradas de Inclusão e Diversidade do IF Tocantins, Teresa Kikuchi do Vale.

 

Encontro dos Neabis

 

A importância da valorização étnico racial, políticas de ingresso, permanência e êxito dos alunos cotistas, especialmente indígenas e quilombolas, estiveram em pauta no encontro. A pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos, e a diretora de Extensão do Câmpus Bento Gonçalves, Marlova Benedetti, compuseram a mesa de abertura.

 

"As políticas de cotas trazem uma transformação em nosso perfil institucional e um dos principais desafios é sensibilizar os colegas para a importância das discussões sobre esses temas", destacou Viviane.

 

A coordenadora de Inclusão e Diversidade do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Silvani dos Santos Valentin, ministrou a palestra do primeiro dia. Ela lembrou que as pessoas são diferentes e justiça social significa dar o que os cidadãos necessitam para a igualdade, e não dar o mesmo a todos.

 

No dia 12, foram abordados os temas "Ações afirmativas na Ufrgs: ações para o ingresso e permanência dos estudantes", com as representantes da Coordenadoria de Acompanhamento das Ações Afirmativas da Ufrgs Karen Bruck e Michele Doebber; "A presença indígena na Ufrgs: conquistas e desafios", com o aluno indígena Josias Loureiro de Mello; e "O que o aluno indígena espera do IFRS", com representantes de terras indígenas de Cacique Doble, Ventarra e Ligeiro, no Rio Grande do Sul.

 

Fotos: Deise Batistello e Carine Simas

As fotos podem ser acessadas AQUI.

 

 

 

 

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200