Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Disciplina de Educação Física aproxima alunos do Kendo

Instrutor de Kendo mostrando sua técnica aos alunos

 

Os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Administração e Informátca do IFRS - Câmpus Canoas receberam, no dia 19 de agosto de 2014, a visita de Marcos Trindade, instrutor de Kendo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), de Canoas. O encontro foi porporcionado pela disciplina de Educação Física, que está trabalhando, neste trimestre, com os Esportes de Combate, modalidade Luta, com as turmas dos primeiros anos. A escolha pelo Kendo foi feita pelos próprios discentes.

 

A intenção foi apresentar aos alunos a arte de combate com a espada, praticada no Japão, Coréia, Brasil e Estados Unidos, atualmente. A tradução literal da palavra kendo significa caminho da espada. A prática feudal do combate com espadas foi aprimorada ao longo do passar dos séculos pelos samurais, por meio de inúmeras lutas e pesquisas, compiladas no Kenjutsu - a técnica da espada -, arte marcial exercitada pelos japoneses.

 

A partir dessa premissa nasce o kendo, que visa desenvolver, por intermédio de sua prática e filosofia, o potencial orgânico e psíquico do Kendoca ou kenshi, ou seja, o combatente que adota esta arte, objetivando um preparo de ordem material, espiritual e moral, adicionado ao respeito, à concentração e ao cultivo da energia.

Galeria

Conversa com os estudantes sobre o kendo Alunos e instrutor posando para foto conjunta.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200