Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Canoas celebra quatro anos de história

Mesa oficial com Diretor-Geral,  Pró-Reitor de Pesquisa,  Deputada Maria do Rosário; Secretário da Educação de Canoas

 

No dia 27 de agosto, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Canoas comemorou seu quarto aniversário. Para celebrar a data, foi organizada uma palestra que abordou a história dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica, ministrada pela Deputada Maria do Rosário. A professora abordou a importância da educação sob diversos aspectos em nosso país. Demonstrou, por meio de estatísticas, o quanto melhorou o acesso da população, de um modo geral, às instituições de ensino, ressaltando que a presença dos Institutos Federais foi fundamental para a inserção e, em alguns casos, para o retorno das pessoas aos bancos escolares.

 

O Diretor-Geral do Câmpus Canoas, Mariano Nicolao, enfatizou, em seu discurso, que o IFRS - Câmpus Canoas desenvolveu-se, ao longo desses quatro anos, basicamente pelo engajamento dos alunos, que abraçaram o Instituto Federal, tornando-se os verdadeiros protagonistas da história do Câmpus Canoas. O representante da Reitora, o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Júlio Xandro Heck, lembrou de quando esteve no Câmpus Canoas, no período da inauguração e de como se pode perceber, de forma nítida, a sua evolução em um espaço de tempo tão curto.

 

A mesa oficial contou, ainda, com a participação do Secretário Municipal da Educação de Canoas, Eliezer Pacheco. O secretário fez um breve relato de fatos e circunstâncias que acompanharam os primeiros passos do câmpus, na época das construções iniciais. Elencou fatores que transformaram a instituição em referência, não apenas nos limites de Canoas, mas ganhando um caráter nacional, colocando o propósito dos Institutos Federais como algo inovador. A possibilidade do indivíduo fazer toda a sua formação básica, superior e de pós-graduação em um mesmo local confugura-se como um fato inédito, levando-se, inclusive em consideração, instituições e modelos preconizados em países mais desenvolvidos.

 

No saguão do prédio administrativo, um retrospecto da história do câmpus foi disponibilizado ao público por meio de uma série de imagens que abordavam os diversos eventos e atividades que perpassaram a unidade ao longo dos seus quatro anos de história. Para finalizar a celebração, os participantes foram convidados a uma degustação coletiva.

Galeria

Deputada Maria do Rosário falando com o público Pró-Reitor de Pesquisa preferindo seu discurso Confraternização do quarto aniversário Secretário da Educação de Canoas, Eliezer Pacheco

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200