Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Ensino, pesquisa e extensão articulados em grandes eventos no IFRS

Pela primeira vez, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) articulou em grandes eventos simultâneos os seus principais pilares. Ensino, pesquisa e extensão foram temas de trocas de experiências, reflexões, divulgação e aquisição de conhecimentos por aproximadamente 700 estudantes e servidores. Ocorreram em Bento Gonçalves o 1º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept), o 2º Seminário de Extensão (Semex) e o 3º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict), de 13 a 15 de outubro, no Dall'Onder Grande Hotel.

"A integração com os colegas de outros câmpus, o conhecimento dos trabalhos e o autoconhecimento, sobre a minha forma de apresentação, foram boas experiências", avaliou o estudante Flávio Olbermann, do Câmpus Sertão. Cursando o oitavo semestre de Agronomia, ele participou do Sict pela primeira vez, apresentando um pôster.

Divulgar o próprio projeto e incentivar colegas de outras localidades a desenvolverem iniciativas semelhantes também foram vantagens na opinião da aluna Lediane Chagas Marques, do Câmpus Porto Alegre. Pela segunda vez no Semex, ela apresentou oralmente o projeto que desenvolve em parceria com mais bolsistas. "Deu um nervosismo, principalmente devido ao tempo curto para a apresentação, mas a experiência nos prepara para o futuro e me ajudará a ter mais desenvoltura no estágio do curso", disse a estudante de Licenciatura em Ciências da Natureza.

Nos três dias, foram apresentados 389 trabalhos oralmente ou em forma de pôsteres, sendo sete de outras instituições de ensino, e houve palestras e mesas-redondas. Paralelamente, ocorreram ainda a 1ª Mostra Cultural do IFRS, com apresentações de servidores e alunos; e a 2ª Mostra de Robótica, demonstrando experiências práticas e teóricas vinculadas à robótica. Algumas atividades do evento tiveram tradução para a Língua de Sinais Brasileira (Libras).

No encerramento, os melhores trabalhos do Sict e do Semex receberam um certificado e os pró-reitores de Ensino, Amilton de Moura Figueiredo; Pesquisa e Inovação, Julio Xandro Heck; e Extensão, Viviane Silva Ramos, agradeceram as suas equipes pela dedicação e empenho. "Vimos os alunos dando o melhor de si nas apresentações, foi impressionante a dedicação de estudantes e colegas servidores, o nosso desafio é avançar sempre e cada vez mais", comemorou Viviane. Ao final de sua fala, a pró-reitora parabenizou os professores pelo seu dia e apresentou um vídeo em homenagem aos docentes do IFRS.

"Tivemos trabalhos de excelente qualidade. O Sict passou por uma avaliação externa, de três avaliadores indicados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), que farão um relatório com o que viram aqui. Posso adiantar que eles destacaram a excelente qualidade na organização do evento e o quanto se surpreenderam com o nível dos alunos", contou Júlio.

Coube a Amilton falar em nome da reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza. O pró-reitor se disse emocionado com tudo o que viu nos três dias de eventos. "Tudo o que vivemos até aqui é inexplicável. Levem e repercutam, pois isso nos faz acreditar em um futuro melhor e em uma sociedade mais justa", enfatizou Amilton, ao parabenizar a todos pelo engajamento em mostrar o que é produzido nos câmpus da instituição.

Confira as fotos que serão postadas na fanpage IFRS_Oficial

 

Leia também:

 

# Abertura da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Sul

# Mesas-redondas refletem sobre a educação profissional

# Apresentação em Libras

# IFRS em Movimento

# Mostras Cultural e de Robótica

 

Textos: Carine Simas da Silva, João Henrique Machado e Melina Leite

 

 

 

 

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200