Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Canoas sagra-se campeão da VI Jornada de Foguetes

Participantes do Câmpus Canoas na Mostra de Foguetes.

 

A equipe formada por estudantes e professores do IFRS - Câmpus Canoas foi agraciada com o título de campeã na sexta edição da Jornada Brasileira de Foguetes, ocorrida na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. A atividade ocorreu no período compreendido entre os dias 27 e 30 de outubro, durante a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O evento é organizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), com a apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB).

 

O público-alvo é representado alunos de nível médio de escolas públicas e privadas. A intenção do desafio é fazer com que os estudantes construam foguetes feitos a partir de garrafas pet, movidos a vinagre e bicarbonato de sódio e os lancem na maior distância horizontal possível. Com o intuito de auxiliar na construção dos protóticos, os competidores estudam teoria de foguetes e aerodinâmica. Mais de 60 mil concorreram na edição 2014. Além dos lançamentos dos foguetes, os participantes fizeram observações astronômicas com telecóspio, atividades com o planetário móvel e assistiram a palestras nas áreas de Astronomia e Astronáutica. Dentre os ministrantes, ganhou destaque o astronauta brasileiro Marcos Pontes - primeiro brasileiro a ir ao espaço.

 

O Câmpus Canoas foi representado pelas alunas do 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Administração Débora Cardoso da Silva, Giordana Garcia Feltrin e Mirele de Souza Otto. A equipe alcançou a marca de 198,3m. Com o resultado obtido, sagrou-se campeã, juntamente com outras duas equipes. O troféu era uma réplica em miniatura do foguete brasileiro VS40.

O coordenador da equipe do Câmpus Canoas, professor Érico Kemper, salienta que essas atividades são desenvolvidas com grande empolgação, dedicação e expectativa demonstrada pelos alunos participantes, além de contribuírem significativamente para a compreensão das teorias e do desenvolvimento tecnológico aeroespacial.

 

Mais informações podem ser acessadas no SITE OFICIAL do evento.

 

Parabéns à equipe vencedora!

 

 

 

 

Galeria

Participantes tirando foto ao lado do primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço. Competidores no momento do lançamento dos foguetes Alunas do câmpus apresentando seu trabalho

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200