Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus abre atividades letivas de 2015 com apresentações e aulas inaugurais

Recepção aos alunos no início da manhã

Nesta segunda-feira, dia 23 de fevereiro, os alunos do Câmpus Canoas estão voltando às aulas para o ano letivo 2015. De acordo com o diretor, Mariano Nicolao, há bastante o que comemorar. Na última avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no final do ano passado, o câmpus ficou na 10ª posição entre as escolas públicas do Rio Grande do Sul, sendo o melhor qualificado entre todos as outras unidades do IFRS.

A visibilidade e credibilidade do Câmpus Canoas também é motivo de comemoração. Três cursos do câmpus estiveram entre os cinco mais concorridos dentre as 23 mil inscrições que os 12 câmpus do IFRS receberam via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Nos quatro cursos ofertados, o câmpus teve 6.010 inscritos. Com 225,2 inscrições por vaga, o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet oferecido pelo Câmpus Porto Alegre é o mais concorrido. O segundo com o maior número de inscrições por vaga é o curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Restinga (Porto Alegre), com 162,8. Em seguida estão três cursos do Câmpus Canoas: Tecnologia em Logística: 141,9 inscrições por vagas; Tecnologia em Automação Industrial: 102,7; e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: 69.

 

RECEPÇÃO AOS ALUNOS

Manhã

O câmpus recebeu os calouros e os veteranos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) e os veteranos da Licenciatura em Matemática. Logo cedo, os alunos foram recepcionados no saguão e receberam uma pasta com materiais explicativos sobre o próximo ano letivo. Depois, divididos em grupos, receberam informações sobre procedimentos do setor de Registros Escolares, procedimentos de pesquisa e utilização de livros na biblioteca e apresentação dos sistemas de informática do câmpus. Os calouros também passaram por uma aplicação de questionários sociodemográficos para se conhecer o perfil dos estudantes. Após o intervalo, ocorreram as aulas inaugurais. Os alunos do TADS tiveram a palestra A Internet das Coisas, ministrada pelo professor André Peres, do Câmpus Porto Alegre. Já os alunos da Licenciatura em Matemática tiveram uma apresentação da coordenação do curso e dos professores, bem como dos projetos a serem desenvolvidos no decorrer do ano.

Tarde

Os estudantes dos Cursos Integrados em Administração, Informática e Eletrônica ao Ensino Médio foram recepcionados no saguão do bloco administrativo e receberam kits contendo os seguintes itens: guia de cursos ofertados pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul, folder, marca-página, porta-flyer e caneta. Durante esse primeiro contato com a instituição, os alunos puderam acompanhar a trajetória do Câmpus Canoas por meio de informações e imagens que passavam permanentemente em um telão. Após esse momento inicial, grupos de discentes, divididos por curso e ano, foram direcionados para os miniauditórios, salas de aula, bibliotecas e laboratórios, onde receberam orientações sobre alguns procedimentos do dia a dia do câmpus, a saber: como utilizar o sistema acadêmico e o sistema específico de busca de livros na Biblioteca; apresentação, pela Coordenadoria de Assistência Estudantil, das funções do setor, abordando, inclusive, a questão dos benefícios estudantis, que podem ser requeridos pelos alunos; explanação dos coordenadores dos cursos acerca das características e especificidades de cada área; dinâmicas de grupo que buscaram abordar o trabalho em equipe e a colaboração coletiva. No intervalo, a Banda do IFRS - Câmpus Canoas fez a sua primeira exibição do ano, contando com vasto público presente.

Noite

À noite, após uma nova apresentação da banda formada por alunos do IFRS, iniciaram as atividades estudantes dos cursos Superior em Tecnologia e Logística, Superior em Tecnologia e Automação Industrial e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Componentes da banda do Câmpus Canoas: Leonardo Job/Eletrônica2 (violão e vocal), Leonardo de Souza/Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (contrabaixo), Luigi Oliveira/Eletrônica 2 (bateria e guitarra), Gabriel Ramos/Informática 4 (bateria e guitarra), Augusto Bardini/Informática 4 (bateria e guitarra), e Matheus Rodrigues/Eletrônica 1 (vocal). + Confira um vídeo da apresentação da banda na fanpage do câmpus no Facebook ou no Instagram procurando pela hashtag #MeuMundoIFRS.

 

EXPECTATIVA QUE VEM DE LONGE

Uma das calouras do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é Kenny da Luz, 28 anos. Ela veio da cidade de Angical do Piauí. Lá, no câmpus do IF Piauí, cursou Técnico em Informática. Logo após se formar o marido, Leonardo da Luz, 33, conseguiu emprego em Alvorada e o casal se mudou para o Rio Grande do Sul. Assim que chegou ao Estado, Kenny buscou informações e decidiu tentar uma vaga no Câmpus Canoas.

- E consegui! Estou bem feliz, pois agora vou poder dar sequência aos meus estudos. Com um curso superior, e de uma instituição federal, vai ser bem melhor para eu encontrar um bom emprego no futuro - projeta a estudante.

 

CAMPANHA DE VOLTA ÀS AULAS

Que tal compartilhar seus melhores momentos com toda a comunidade do IFRS?

Preparamos painéis para que você possa fazer fotos ou selfies. Mas você pode fazer fotos em qualquer parte do câmpus e publicar com a hashtag #MeuMundoIFRS.

ENVOLVA-SE!

 

Galeria

Recepção aos alunos calouros TADS Recepção aos alunos Licenciatura em Matemática Recepção aos alunos de Tecnologo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Kenny da Luz, piauiense caloura de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Alunos e professores interagindo no saguão Apresentação da Assistência Estudantil nos laboratórios Apresentação da Banda do Câmpus Canoas Apresentação do Sistema Acadêmico e do Sistema de busca de livros na Biblioteca Apresentação dos Sistemas de uso dos estudantes Meu Mundo IFRS Volta às aulas - Noite - Proeja Volta às aulas - Noite - Tecnologia e Logística Volta às aulas - Noite - Tecnologia em Automação Industrial.JPG

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200