Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

MEC reconhece e confere conceito 4 para curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Conceito 4

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira, dia 12 de março de 2015, o resultado da avaliação e consequente reconhecimento do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Canoas. O curso recebeu conceito 4, em uma escala que vai até 5, no processo de avaliação e reconhecimento de cursos superiores. O conceito considera o curso como muito bom.

A avaliação foi conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), após a visita de dois avaliadores realizada nos dias 2 e 3 deste mês. Foram analisados documentos, a organização didático-pedagógica, corpo docente e técnico e infraestrutura.

 

-------------------------------------------------------------------------------------------

MATÉRIA RELACIONADA:

Câmpus recebe comissão do MEC para avaliação e reconhecimento de curso

Dois avaliadores do Ministério da Educação estão trabalhando desde ontem na avaliação do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Canoas do IFRS. O trabalho in loco se encerra hoje, terça-feira, dia 3 de março. O resultado indicando a classificação do curso e o reconhecimento do mesmo para a expedição de diplomas deve ser divulgado nas próximas semanas.

A comissão é formada pelos doutores Cláudia Geórgia Sabba e Cristian Koliver. Ela é doutora em Ensino de Ciência e Matemática e trabalha na Universidade Nove de Julho (Uninove), em São Paulo. Ele é doutor em Engenharia Elétrica e atua na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ontem, eles visitaram as instalações do câmpus: administração, salas de aula, biblioteca, laboratórios, gabinetes para docentes, serviços, estacionamentos, áreas comuns, entre outras. Hoje, procedem um trabalho mais burocrático, de avaliação de documentos e saneamento de dúvidas com relação à estrutura física do câmpus.

De acordo com a coordenadora do curso, Patricia Nogueira Hübler, que é doutora em Ciência da Computação, a expectativa é de que a avaliação seja muito boa. Segundo ela, o curso foi muito bem pensado desde 2011, sendo que o Núcleo Docente Estruturante (NDE) estava montado ainda no início de 2012 para a oferta das vagas no segundo semestre daquele mesmo ano.

_ Toda a nossa organização burocrática foi feita desde o início. Sou a terceira coordenadora do curso, mas tivemos o cuidado de proceder um trabalho continuado. Acredito que seremos bem avaliados, pois temos todas os requisitos do Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC _ explica.

A comissão também avaliará a infraestrutura da instituição, como os serviços e da biblioteca, acervo bibliográfico (tombamento e catalogação dos livros), recursos didáticos, Sistema Acadêmico, Secretaria de Documentação e outros ambientes, como laboratórios. De acordo com a coordenadora do curso, todas as exigências do MEC estão contempladas:

_ Tudo o que é preciso, nos temos. Só o que teremos de fazer para o futuro é continuar atualizando nosso acervo bibliográfico e, quando for possível termos mais espaço físico no câmpus, desmembrarmos alguns laboratórios para criarmos unidades mais específicas _ destaca Patrícia.

O reconhecimento deve ser solicitado pela instituição de ensino quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária e antes de completar 75%. O reconhecimento do curso é condição necessária para a validade nacional dos diplomas emitidos pela instituição. Atualmente, o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Canoas tem 21 professores, destes, nove são mestres, 11 doutores e um pós-doutor.

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200