Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Abertas inscrições para grupo de Astronomia e Astronáutica e construção de foguetes no Câmpus Canoas

Protótipo de foguete construído por estudantes do Câmpus Canoas

17 de março de 2015

Estão abertas inscrições para estudantes do Ensino Médio interessados em participar do projeto denominado Astronomia e Astronáutica, ofertado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Canoas e coordenado pelo professor Érico Kemper. É necessário algumas informações como nome completo, data de nascimento e turma para efetuar a inscrição. Os dados devem ser enviados para o e-mail erico.kemper@canoas.ifrs.edu.br. O projeto será realizado de 23 de março a 15 de maio, com encontros semanais em duas manhãs e eventuais inícios de noite, com o intuito de se fazer observações celestes.

A proposta do grupo intitulado Astronomia e Astronáutica na Escola é o desenvolvimento de uma série de estudos relacionados, de forma teórica e aplicada à Astronomia, Astronáutica e Cosmologia.

_ Acreditamos que oferecendo espaços para a realização de atividades práticas e experimentais, de estudos e de discussões sobre temas tão instigantes como Astronomia, Astronáutica e Cosmologia motivaremos os participantes a perceber o Câmpus como um espaço de laboratório de aprendizagem científica e tecnológica que vai além dos conteúdos de sala de aula ou, muitas vezes, são abordados muito superficialmente _ explica o coordenador do projeto, professor Érico Kemper.

O pilar motivador é a preparação e participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e na Mostra Brasileira de Foguetes. Assim, ao final do projeto, o aluno terá uma base mais sólida da astronomia teórica e prática e da tecnologia aplicada na exploração espacial, proporcionando a ele uma visão mais profunda acerca do Universo que nos cerca e do qual fazemos parte.

 

Atividades a serem desenvolvidas:

1. Teóricas: movimento diurno e anual do Sol no referencial Terra; solstícios, equinócios e eclipses; as Leis de Kepler, as Leis de Newton e a Gravitação Universal; teoria dos foguetes; órbitas de satélites naturais e artificiais; estação espacial internacional; medindo o tamanho da Terra e a distância Terra-Lua.

2. Práticas: determinação do meio-dia solar e da direção norte-sul; observações da Lua de planetas, estrelas, aglomerados e nebulosas com telescópio; identificação de constelações, planetas e estrelas no céu noturno; observação da superfície solar com telescópio; construção e teste de foguetes e bases de lançamento.

3. Participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (em 15 de maio de 2015) e na Mostra Brasileira de Foguetes (de 11 a 15 de maio de 2015).

 

 

Galeria

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200