Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus é palco de lançamento de foguetes

Érico montando seu foguete

Acontecou hoje, 14 de maio de 2015, o lançamento oficial para a IX edição da Mostra Brasileira de Foguetes, das 9h30min às 12h. Ao todo foram seis equipes disputando, além de premiação, uma vaga em evento de âmbito nacional. A distância percorrida pelos foguetes será divulgada posteriormente, assim que a equipe organizadora divulgar os dados.

Acompanhe, abaixo, algumas fotos.

 

..........................................................................

MATÉRIA RELACIONADA:

23/03/2015 - Iniciam-se as atividades do grupo de Astronomia e Astronáutica e construção de foguetes

Na manhã desta segunda-feira, 23 de março de 2015, cerca de 40 estudantes do Ensino Médio do Câmpus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) se reuniram no Auditório 2 para a primeira atividade do grupo de Astronomia e Astronáutica e construção de foguetes. Na ocasião, o professor de Física, Érico Kemper, responsável pelo projeto, apresentou o programa aos alunos que se inscreveram. Durante as próximas oito semanas, o grupo vai trabalhar no estudo e observação dos astros e de satélites artificiais, além de projetar e construir foguetes. O projeto terá encontros semanais em duas manhãs e eventuais inícios de noite, com o intuito de se fazer observações celestes.

Organizado pelo professor Kemper pela primeira vez em 2013, o programa já rendeu prêmios para os estudantes. Ainda no primeiro ano, grupos formados por estudantes do Câmpus Canoas ganharam duas medalhas de bronze e uma de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e Astronáutica. No ano passado, foram apenas uma, de bronze, na OBA, mas outros grupos ganharam três medalhas, duas de bronze e uma de prata, na Mostra Brasileira de Foguetes.

_ Não conseguimos a medalha de ouro por questão de 10 metros. Este ano estamos melhor preparados e temos a experiência e tecnologia desenvolvidas nos dois anos anteriores. Nossa meta, com certeza, é conseguirmos nossa primeira medalha de ouro _ prevê o professor Kemper.

O grupo de estudantes, a partir de agora, passa a estudar firme na observação do céu e também no projeto e execução dos foguetes. Os testes devem começar em pouco mais de um mês. Entre os dias 11 e 15 de maio, eles lançarão foguetes no próprio câmpus, documentando as marcas obtidas para enviar para a Mostra Brasileira de Foguetes. No dia 15, participarão das provas da OBA.

--------------------------------------------------

MATÉRIA RELACIONADA:

17/03/2015 - Abertas inscrições para grupo de Astronomia e Astronáutica e construção de foguetes no Câmpus Canoas

Galeria

Organização do material para lançar. Preparações para o lançamento dos foguetes Tentativa de lançamento Lançamento feito com sucesso

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200