Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Canoas forma turma em Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Formatura Proeja 2015/1

Na noite desta sexta-feira, dia 10 de abril de 2015, receberam seus certificados os sete concluíntes do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do Câmpus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Eles fazem parte do curso que é oferecido via Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). A duração do curso foi de três anos e as aulas foram ministradas no período noturno.

De acordo com a coordenadora do curso, Mariana Lima Duro, a cerimônia de conclusão dos estudos e recebimento do certificado representa muito para os estudantes.

_ Eles se dedicaram muito nesses anos de estudo. Todos tiveram de abdicar dos poucos momentos que tinham com suas famílias para se qualificarem e buscar novas oportunidades na vida. Hoje eles celebram duas conquistas: a conclusão do Ensino Médio e o ingresso em uma profissão _ disse Mariana, ressaltando que o curso está em ascensão e o mercado de trabalho é bastante promissor.

A paraninfa da turma, professora Carina Loureiro Andrade, ressaltou a integração e empenho da turma, dos desafios que terão pela frente em suas vidas e da emoção de estar pela primeira vez apadrinhando um grupo de formandos. Já o diretor do câmpus, Mariano Nicolau, que presidiu a cerimônia, falou sobre o mercado de trabalho e da importância dos profissionais de nível técnico no cenário atual, lembrando da missão do IFRS em disponibilizar o ensino técnico de forma pública, gratuita e de qualidade.

 

UMA HISTÓRIA QUE JÁ ESTÁ DANDO CERTO

Um dos estudantes que receberam certificado de conclusão foi Gelson Braga Costa, 35 anos (foto acima). Antes mesmo de terminar o curso, ele já está empregado. O estudante, mesmo sem ser obrigado, decidiu buscar um estágio na Secretaria Municipal de Educação de Canoas. Trabalhou por seis meses. Logo depois, partiu para o estágio obrigatório em uma empresa de microcrédito. Após o período regular de 300 horas, foi contratado e em junho comemora um ano de trabalho na nova profissão.

_ É uma grande conquista para mim. Deixei de lado muita coisa para poder estudar. Antes eu trabalhava em uma montadora de automóveis, muitas vezes debaixo de chuva. Hoje trabalho no ar-condicionado. Quando chove, sempre lembro que isso só ocorreu graças a minha dedicação aos estudos _ revela Costa.

E os planos do formando não param por aí. Logo após pegar o certificado de conclusão do Ensino Médio, ingressou no curso Superior de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em uma faculdade particular em Porto Alegre. Ele ainda diz que já escolheu a pós-graduação que vai cursar e planeja a abertura de uma empresa de assistência técnica em informática junto com sua esposa, Jéssica Gonçalves de Lima, 22, que por recomendação dele iniciou este ano o mesmo curso que o marido está concluindo no Câmpus Canoas do IFRS.

 

OS FORMANDOS

  • Cátia Fernanda Menezes de souza
  • Denis Severo Lima
  • Gelson Braga Costa
  • Leonara Knabach
  • Letícia Fuchs
  • Priscila Olicheski Gonçalves
  • Rosa Lucia Peres
  • Paraninfa: Profª Carina Loureiro Andrade
  • Professor homenageado: Sandro José Ribeiro da Silva
  • Técnico administrativo homenageado: Amadeu Mozarte Freitas Pinheiro

Galeria

Formatura Proeja 2015/1 Formatura Proeja 2015/1 Formatura Proeja 2015/1 Formatura Proeja 2015/1 Formatura Proeja 2015/1 Formatura Proeja 2015/1 Formatura Proeja 2015/1 Formatura Proeja 2015/1 Formatura Proeja 2015/1 Formatura Proeja 2015/1 Formatura Proeja 2015/1 Formatura Proeja 2015/1 Formatura Proeja 2015/1 Formatura Proeja 2015/1 Formatura Proeja 2015/1

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200